25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1794-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

OCORRÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTE A METICILINA (MRSA) EM LEITE BOVINO NO NORDESTE DO BRASIL

Celso José Bruno de Oliveira (CCA/UFPB); Lauro Santos Filho (CCS/UFPB); Narry Tiao (OSU); Wondwossen Abebe Gebreyes (OSU)

Resumo

Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA) é, reconhecidamente, um importante agente etiológico de infecções nosocomiais em todo mundo. No entanto, em vista do elevado número de casos de infecção ou intoxicação estafilocócica em seres humanos, decorrentes do consumo de alimentos contaminados, há grande necessidade de se investigar a ocorrência de MRSA em alimentos. O objetivo do presente estudo foi relatar a ocorrência de MRSA em amostras de leite bovino cru produzido na região Nordeste do Brasil. Amostras de leite (n=552) individuais dos tetos de vacas em lactação de 15 fazendas do Estado da Paraíba foram colhidas assepticamente e analisadas quanto à presença de Staphylococcus spp por métodos convencionais de isolamento. Os isolados foram analisados quanto a susceptibilidade a anitimicrobianos através do método de disco-difusão em ágar e os isolados apresentando resistência a meticilina foram confirmados através de PCR para detecção do gene mecA com posterior caracterização dos cassetes cromossômicos (SCC) por multiplex PCR. Do total de amostras analisadas, 270 (49%) foram positivas para Staphylococcus spp, sendo 54% dessas Staphylococcus aureus, 40% Staphylococcus coagulase negativo e 6% dos isolados eram outras espécies de Staphylococcus coagulase positivas. O gene mecA foi detectado em 3% dos isolados, classificados como MRSA. Resistência a pelo menos 1 antimicrobiano foi detectada em 67% ds isolados, enquanto 19% deles apresentaram resistência a mais de três antimicrobianos. Multirresistência foi detectada em 4% dos isolados e resistência a vancomicina não foi observada. SCCmecA do tipo I foi identificado em 22% dos isolados, o que explica o fato da maioria dos isolados apresentarem resistência a beta-lactâmicos. Os resultados indicam que o consumo de leite bovino cru pode constituir-se via de transmissão de MRSA para consumidores. Adicionalmente, a presença de cassetes cromossômicos (SCCmecA) em Staphylococcus coagulase negativos evidencia a necessidade de se obter maiores conhecimentos sobre o impacto, sobre a saúde pública, da contaminação estaficolócica em leite e derivados.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀∀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀㨀㰀匀吀刀伀一䜀㸀 㰀⼀匀吀刀伀一䜀㸀䄀漀 䌀一倀焀 ⠀瀀爀漀挀⸀ 㐀㠀㌀㄀ ㌀⼀㈀  㜀ⴀ㄀⤀ 瀀攀氀漀 昀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀⸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀匀琀愀瀀栀礀氀漀挀漀挀挀甀猀 愀甀爀攀甀猀Ⰰ 䰀攀椀琀攀 䈀漀瘀椀渀漀Ⰰ 䴀刀匀䄀Ⰰ 刀攀猀椀猀琀渀挀椀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀