25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1781-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA DO DERMATÓFITO TRICHOPHYTON RUBRUM DURANTE O CULTIVO EM QUERATINA COMO ÚNICA FONTE DE NUTRIENTE.

Rodrigo Cazzaniga (USP); Henrique Silveira (USP); Márcia Maria Marques (USP); Pablo Sanches (USP); Geraldo Passos (USP); Antonio Rossi (USP); Nilce Maria Martinez-rossi (USP)

Resumo

Trichophyton rubrum é um dermatófito cosmopolita e apresenta a maior prevalência em isolados clínicos. Este fungo possui a habilidade de infectar tecidos queratinizados como unhas, cabelos e pele, utilizando estes substratos como principal fonte de carbono. O crescimento e a manutenção de T. rubrum neste ambiente estão correlacionados com o monitoramento e a manutenção do pH ambiente pelo fungo, favorecendo assim a atuação de algumas de suas proteases secretadas.  O conhecimento dos mecanismos envolvidos nestes processos é fundamental para o entendimento das respostas adaptativas de T. rubrum durante sua interação com o hospedeiro. Com o objetivo de identificar os genes envolvidos na utilização de queratina em função do tempo de cultivo utilizamos a metodologia de microarranjos de cDNA. Para isto, foram selecionados cerca de 1.500 clones de cDNA (unigenes), oriundos do banco de dados de ESTs de T. rubrum (PipeLine) existente em nosso laboratório para a construção de uma plataforma de microarranjos. Cerca de 5,0 x 106 conídios foram inoculados em meio líquido, composto por 50 mL de água acrescida de queratina em uma concentração de 2,5 g/L em pH inicial de 5,0.  Os conídios foram cultivados nos tempos de 24h, 36h, 48h e 60h, e após cada um desses períodos o RNA total foi extraído e utilizado como sonda para os microarranjos. Os dados foram quantificados e tratados estatisticamente utilizando-se o programa SAM e os genes foram agrupados através do programa Cluster& tree-view. Durante os períodos iniciais de cultivo dos conídios foi possível observar a formação de hifas, e nos períodos mais tardios observou-se a gradual degradação da queratina acompanhado do aumento do pH do meio de cultivo. Os resultados de microarranjos de cDNA permitiram identificar genes diferencialmente expressos durante este processo, supostamente envolvidos nos mecanismos de patogenicidade deste dermatófito, e que se constituem em potenciais alvos para o desenvolvimento de novas drogas antifúngicas.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀倀愀㐀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀搀漀戀攀 䜀愀爀愀洀漀渀搀 倀爀漀✀Ⰰ✀猀攀爀椀昀✀㬀 䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㐀瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀䄀搀漀戀攀 䜀愀爀愀洀漀渀搀 倀爀漀✀∀㸀匀甀瀀漀爀琀攀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀Ⰰ 䌀一倀焀Ⰰ 䌀䄀倀䔀匀 攀 䘀䄀䔀倀䄀⸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀吀爀椀挀栀漀瀀栀礀琀漀渀 爀甀戀爀甀洀Ⰰ 儀甀攀爀愀琀椀渀愀Ⰰ 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 䜀渀椀挀愀Ⰰ 䐀攀爀洀愀琀昀椀琀漀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀