25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1740-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ESTUDO DA DETECÇÃO SIMULTÂNEA DE DOENÇAS INFECCIOSAS ATRAVÉS DA TRIAGEM PRÉ E NEONATAL UTILIZANDO O KIT NEOMAP TORSCH

Vanessa Luciana Silva (Intercientifica); Claudio Augusto Sampaio Filho (Intercientifica); Raquel Veturiano (Intercientifica); Lara Alves Maia (Intercientifica); Aline Maria Faria (Intercientifica); Sônia Khouri (UNIVAP)

Resumo

Resumo: No Brasil, doenças infecciosas durante a gestação são relativamente freqüentes, ocorrem em 0,5 a 2,5% de todos os nascimentos, com a maioria dos casos assintomáticos, embora possam manifestar-se de formas graves com abortos, mortes fetais e neonatais, afetando, especialmente, populações menos favorecidas. São doenças ou síndromes de diferentes etiologias (bactérias, vírus, protozoários), que apresentam semelhanças clínicas, representadas principalmente pelo acrônimo ToRSCH (Toxoplasmose; Rubéola; Sífilis; Citomegalovírus e Herpes simples). A triagem neonatal é um dos vários programas, de triagem populacional, existentes. Este projeto consiste em um estudo multicêntrico de diagnóstico precoce de doenças infecciosas, capaz de analisar com uma única amostra de sangue, a presença de anticorpos IgM,  determinando as doenças infecciosas acima citadas.  A metodologia da análise foi a denominada xMAP, que utiliza como forma múltipla de diagnóstico um conjunto de microesferas de diferentes tonalidades de cor que se acoplam a antígenos específicos. A Intercientifica, desenvolveu o kit NeoMAP® ToRSCH, que por meio do equipamento Luminex 100/200 analisou 20.696 amostras de sangue seco impregnadas em papel filtro Wathman nos períodos entre Maio de 2008 até Fevereiro de 2009. Os resultados deste trabalho ressaltam a importância do acompanhamento dos neonatos e de mães que apresentam sorologia compatível com a infecção, mostra também a importância dos testes imunodiagnósticos de doenças infecciosas comuns em nosso meio aplicado aos gestantes e neonatos. De acordo com os dados obtidos, verificou-se a freqüência das doenças, sendo: 6,9% para Toxoplasmose; 1,2% para Rubéola; 3,1% para Sífilis; 0,2% para Citomegalovírus e 3,1% para HSV, e maior incidência de casos positivos (>120 UA/mL ) foi para Toxoplasmose, Sífilis e Herpes I-II. Considera-se até o momento, o kit inédito, onde com apenas uma única amostra, podem ser analisados os anticorpos específicos dessas doenças. Demonstrando assim, economia em insumos, agilidade na obtenção e liberação e precisão de resultados, pois com esta metodologia há oportunidade em se realizar 100 replicatas "leituras" de cada amostra analisada.

਀㰀倀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀䰀甀挀椀搀愀 匀愀渀猀 唀渀椀挀漀搀攀✀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀䰀甀挀椀搀愀 匀愀渀猀 唀渀椀挀漀搀攀✀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀∀㸀䄀瀀漀椀漀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 倀爀漀樀攀琀漀 洀甀氀琀椀挀渀琀爀椀挀漀 ⠀一뀀  ㄀⸀ 㜀⸀  ㌀㐀⸀  ⤀ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䤀渀琀攀爀挀椀攀渀琀昀椀挀愀 挀漀洀 愀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 搀漀 䘀甀渀搀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 䌀椀攀渀琀昀椀挀漀 攀 吀攀挀渀漀氀最椀挀漀 ⴀ 䘀䤀一䔀倀 攀 愀 攀砀攀挀甀琀漀爀愀 䘀甀渀搀愀漀 嘀愀氀攀瀀愀爀愀椀戀愀渀愀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀⸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀琀爀椀愀最攀洀 瀀爀 渀愀琀愀氀Ⰰ 琀爀椀愀最攀洀 渀攀漀渀愀琀愀氀Ⰰ 搀漀攀渀愀猀 椀渀昀攀挀挀椀漀猀愀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀