25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1727-1


Área: Micobacteriologa ( Divisão C )

ENSAIO DE PROFICIÊNCIA PARA TESTE DE SENSIBILIDADE: AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA DO CENTRO DE REFERÊNCIA PROFESSOR HÉLIO FRAGA NO PERÍODO DE 2002 A 2009.

Reginalda Ferreira de Melo Medeiros (CRPHF); Angela Maria Werneck Barreto (CRPHF); Joselba Borges de Melo Araújo (CRPHF); Mariza Villas Boas da Silva (CRPHF); Leda Maria dos Santos (CRPHF); Mavilde da Conceição Porreca (CRPHF); Cristina das Graças Macedo Arruda (CRPHF); Fatima Moreira Martins (CRPHF); Maria Alice da Silva Telles (CRPHF)

Resumo

O laboratório de Referência Nacional em Bacteriologia da Tuberculose do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/Ensp/Fiocruz participa de ensaios de proficiência para teste de sensibilidade providos por Laboratórios Supranacionais de Referência da Organização Mundial de Saúde/OMS desde 2002. O ensaio de proficiência é uma metodologia utilizada  na avaliação externa da qualidade de um laboratório. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a série histórica dos resultados de proficiência de teste de sensibilidade as drogas de primeira linha utilizadas no tratamento da tuberculose. O método das proporções descrito por Canetti e colaboradores e o BACTEC MGIT960 TB são os mais utilizados para avaliar a sensibilidade as drogas em tuberculose. Metodologia: um painel de proficiência constando de 30 cepas de Mycobacterium tuberculosis avaliados por ano (2002 a 2008) para as drogas  estreptomicina ( S), isoniazida  ( I ),  rifampicina ( R) e etambutol ( E) no método da proporções (MP) em meio de Lowenstein Jensen (LJ) e dois painéis avaliados no método automatizado BACTEC MGIT 960 e no MP (2009). A eficiência esperada é de 92% para estreptomicina e etambutol , 97% para isoniazida e de 99% para rifampicina. Resultados: A eficiência obtida nos painéis de 2009 para o MP foi de 100% para I, R, E e de 96,3 % para S e para o método BACTEC MGIT 960 de 100% para S, I, R e de 92% para E. A reprodutibilidade intralaboratorial observada, com exceção do E na metodologia BACTEC MGIT960, foi de 100% para todas as drogas nas duas metodologias. Os resultados demonstraram que o laboratório apresenta alta qualidade para realizar a duas metodologias de teste de sensibilidade. Resultados semelhantes de eficiência foram observados nos painéis anteriores. A participação em ensaios de proficiência permite o monitoramento contínuo da qualidade dos exames realizados no laboratório.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀眀攀猀琀攀爀渀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一ⴀ䈀伀吀吀伀䴀㨀  挀洀∀ 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀䈀刀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀瀀爀漀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 琀攀猀琀攀 搀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 䴀⸀ 琀甀戀攀爀挀甀氀漀猀椀猀Ⰰ 洀琀漀搀漀 搀愀猀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀Ⰰ 䈀䄀䌀吀䔀䌀 䴀䜀䤀吀 㤀㘀 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀