25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1718-2


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

LEITE, ALIMENTO ALTERNATIVO PARA O CULTIVO DE PARAMECIUM CAUDATUM.

Ana Claudia Ruela (Butantan); Marta de Oliveira Domingos (Butantan); Mirna Helena Regali Seleghim (UFSCar); Rita de Cássia Ruiz (Butantan)

Resumo

Introdução: Os protozoários de vida livre, que são de fundamental importância para o ecossistema, têm se revelado uma importante ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas cientificas. Eles são utilizados na área da biotecnologia para o desenvolvimento de remédios, cosméticos e bioinseticidas. Na ecologia, além de contribuírem para a biodiversidade da fauna microbiana, são utilizados no controle de populações de bactérias e na reciclagem de nutrientes. Os métodos-padrão de cultivo para protozoários são, muitas vezes, trabalhosos e custosos, já que eles utilizam Enterobacter aerogines como fonte de alimento para o protozoário, e arroz autoclavado para alimentar o Enterobacter. Por essa razão, o desenvolvimento de métodos mais rápidos e práticos para a cultura do protozoário é essencial para reduzir custo, tempo e facilitar sua manipulação. Objetivo: O objetivo desse trabalho é testar um método alternativo para a cultura de Paramecium caudatum, usando leite integral bovino como fonte de alimento. Materiais e Métodos: Para o cultivo tradicional de Paramecium caudatum, um grão de arroz previamente fervido e 1 ml de água mineral estéril, contendo 106 células de Enterobacter aerogenes são adicionados em 10 ml de água mineral estéril e são incubados por 120 horas a 30º C. Durante esse período, o desenvolvimento do Paramecium é medido a cada 6 horas pela contagem visual do numero de células, com o auxilio de uma lente de aumento. Para o método de cultivo alternativo de Paramecium caudatum, o procedimento tradicional foi utilizado, conforme descrito, exceto pela substituição do arroz e do Enterobacter aerogenis por 20 µl de leite integral. Resultados: Os resultados demonstraram que o Paramecium caudatum se desenvolveu mais rápido no leite do que quando cultivado no meio de cultura padrão. Discussão: A substituição da bactéria Enterobacter aerogines e do grão de arroz pelo leite no meio de cultivo foi eficaz, pois o Paramecium caudatum se desenvolveu mais rapidamente e manteve sua população ativa por um período maior de tempo. Dessa forma, a utilização do leite se mostrou um meio de cultura de baixo custo e fácil obtenção,  proporcionando altas taxas de crescimento ao P.caudatum.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  椀渀  椀渀  瀀琀∀ 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀䔀䴀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀䔀䴀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䔀渀琀攀爀漀戀愀挀琀攀爀 愀攀爀漀最攀渀椀猀Ⰰ 䰀攀椀琀攀Ⰰ 倀愀爀愀洀攀挀椀甀洀 挀愀甀搀愀琀甀洀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀