25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1715-1


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

ESTUDOS FUNCIONAIS E CARACTERIZAÇÃO DE UMA ANIDRASE CARBÔNICA DO FUNGO PARACOCCIDIOIDES BRASILIENSIS

Mariana Vieira Tomazett (UFG); Sabrina Fonseca Ingênito Moreira Dantas (UFG); Rodrigo da Silva Santos (UFG); Célia Maria de Almeida Soares (UFG)

Resumo

Paracoccidioides brasiliensis é um fungo patogênico termodimórfico, ou seja, apresenta duas formas distintas dependentes da temperatura. Esse patógeno apresenta habilidade de crescer tanto na forma leveduriforme a 36ºC in vitro e em tecidos do hospedeiro, quanto na forma miceliana a temperaturas inferiores a 28ºC in vitro e no meio ambiente. O fungo, Paracoccidioides brasiliensis, é o agente etiológico da Paracoccidioidomicose (PCM) e acomete principalmente trabalhadores rurais do sexo masculino, na faixa etária entre 30 e 60 anos. A paracoccidiodomicose, PCM, é uma micose sistêmica que apresenta distribuição geográfica restrita a países da América Latina, com maior incidência no Brasil. As manifestações clínicas da PCM permitem a definição de duas formas: aguda ou tipo juvenil, a mais severa, e crônica ou tipo adulto, de progressão lenta. As anidrases carbônicas (CA) são metaloenzimas, as quais possuem um átomo de zinco ligado ao sítio catalítico e são responsáveis por catalisar a hidratação reversível do dióxido de carbono para produzir bicarbonato. Sabe-se que essa classe de proteínas auxilia a regulação da homeostase de zinco em vários microrganismos, sendo muitas vezes um importante fator de virulência para a sobrevivência de patógenos em situações zinc-shock. CA é um grupo amplo por apresentar características estruturais distintas entre as classes  α-,β-,γ- δ e ε. No presente trabalho foi caracterizado o cDNA que codifica para anidrase carbônica de P. braseliensis (Pbca)   (número de acesso no GenBank: EU431184). O cDNA completo apresenta 1122 nucleotídeos codificando uma proteína com 301 aminoácidos, massa molecular predita de 33 kDa e pI 6.34. A proteína foi altamente produzida através de expressão heteróloga. Através de experimentos de Westen blot utilizando o anticorpo monoclonal anti-PbCA foram comprovados os resultados obtidos anteriormente por RT-PCR que verificaram a presença do transcrito Pbca em células leveduriformes do fungo P. brasiliensis.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀 ㄀ 瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀∀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀䔀一ⴀ唀匀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䔀一ⴀ唀匀∀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀Ⰰ 吀椀洀攀猀Ⰰ 猀攀爀椀昀∀㸀匀甀瀀漀爀琀攀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䴀䌀吀⼀䌀一倀焀Ⰰ 㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 猀琀㄀ 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀猀洀愀爀琀琀愀最猀∀ ⼀㸀㰀猀琀㄀㨀瀀氀愀挀攀 眀㨀猀琀㴀∀漀渀∀㸀䌀䄀倀䔀匀㰀⼀猀琀㄀㨀瀀氀愀挀攀㸀Ⰰ 䘀䤀一䔀倀 愀渀搀 䘀䄀倀䔀䜀⸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀渀椀搀爀愀猀攀 挀愀爀戀渀椀挀愀Ⰰ 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 栀攀琀攀爀氀漀最愀Ⰰ 倀愀爀愀挀漀挀挀椀搀椀漀椀搀攀猀 戀爀愀猀椀氀椀攀渀猀椀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀