25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1694-2


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

"CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA VEICULADA PELAS MÃOS DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS AMBULANTES"

Walquíria O. Ashibe (UNIVAP); Maria Clara Theodoro O. Barbosa (UNIVAP); Ricardo Ananias Soares Belo (UNIVAP); Renata C. Bernardes (VALECLIN); Guilherme Rodrigues Teodoro (UNESP); Cristiane Yumi Koga Ito (UNESP); Sônia Khouri (UNIVAP)

Resumo

As doenças veiculadas por alimentos representam um dos grandes problemas de saúde pública no país. Muitas destas doenças têm sua origem no ato de manipular os alimentos, tanto na prática inadequada de higiene quanto em seu processamento podendo provocar assim, contaminação cruzada. O presente estudo objetivou avaliar a qualidade microbiológica das mãos de manipuladores de alimentos bem como o grau de conhecimento destes sobre noções básicas de higiene e propor alternativas para o controle higiênico-sanitário nestes ambientes. Foram analisados cerca de 19 manipuladores na região central da cidade de São José dos Campos – SP. A avaliação do grau de conhecimento dos manipuladores de alimentos foi realizada através de um questionário, com o objetivo de explorar os tópicos de maior importância de noções básicas de higiene antes e após um treinamento realizado aos manipuladores. Foi também realizado, um monitoramento microbiológico para avaliar o nível de colonização e/ou contaminação das mãos dos manipuladores através do isolamento dos microrganismos em Chromagar Orientation (isolamento geral - DIFCO®) e M.I. ágar (isolamentos de coliformes totais e fecais - DIFCO®) e a identificação dos mesmos. Também foi feita uma porcentagem de redução de colônias isoladas das amostras antes e após o treinamento e uso de álcool gel 70%. Dentre os resultados obtidos, o percentual de acertos da avaliação do grau de conhecimento sobre condições de higiene variou entre 53,7% – 70%, demonstrando assim, que os manipuladores obtiveram um bom conhecimento após treinamento. Observou-se também à prevalência de colonização das mãos dos profissionais por bactérias gênero Staphylococcus (cerca de 60%), Klebsiella pneumoniae (cerca de 26%) e os 14% restantes foram subdivididos em Enterobacter cloacae, Klebsiella oxytoca, E. coli e Acinobacter sp. A porcentagem de redução de colônias após o uso de álcool gel 70% foi de 76,27% para Chromagar Orientation e de 100% de redução para M.I. ágar Os resultados obtidos demonstraram que as mãos dos manipuladores de alimentos são uma importante via de transferência de microrganismos de importância clínica, patogênicos ou não. Todavia, a capacitação dos manipuladores de alimentos pode culminar para a redução das complicações referentes às doenças veiculadas por esses microrganismos presentes nas mãos.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䴀愀渀椀瀀甀氀愀搀漀爀攀猀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀搀椀攀猀 栀椀最椀渀椀挀漀ⴀ猀愀渀椀琀爀椀愀 搀愀猀 洀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀漀氀攀 洀椀挀爀漀戀椀漀氀最椀挀漀 搀愀猀 洀漀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀