25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1681-2


Área: Imunologia Clínica e Diagnóstico ( Divisão F )

INQUÉRITO SOROEPIDEMIOLÓGICO PARA BRUCELOSE EM SUÍDEOS DO BRASIL

Pedro Moreira Couto Motta (LANAGRO-MG); Antônio Augusto Fonseca Jr. (LANAGRO-MG); Anapolino Macedo de Oliveira (LANAGRO-MG); Kelly Fagundes Nascimento (LANAGRO-MG); Paulo Martins Soares Filho (LANAGRO-MG); Cláudia Vieira Serra (LANAGRO-MG); Alberto Knust Ramalho (LANAGRO-MG); Ronnie Antunes de Assis (LANAGRO-MG); Guilherme Canhestro de Faria (LANAGRO-MG); Marcelo Fernandes Camargos (LANAGRO-MG)

Resumo

A brucelose suína é uma doença infecciosa associada a abortos, infertilidade e aumento da taxa de mortalidade de leitões desmamados por ninhada. Neste estudo, utilizando-se amostragem aleatória foram avaliados 3027 rebanhos suídeos de 13 estados brasileiros correspondentes a três tipos de sistema de criação com o intuito de se verificar a freqüência de anticorpos para Brucella spp por meio do teste do antígeno acidificado tamponado (AAT) e 2- mercaptoetanol (2-ME)/soroaglutinação lenta(SAL). Material e Métodos: O presente inquérito foi realizado na região do país representada pelos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e pelo Distrito Federal. As granjas de suínos foram agrupadas de acordo com o número de matrizes em granjas de 1 a 5, 6 a 25, 26 a 100, 101 a 500 e com mais de 500 matrizes. Foram amostradas todas as granjas de javalis existentes nos estados envolvidos e para os criatórios de suídeos foi utilizado como referência o cadastro atualizado de propriedades com bovinos, pois na maioria dessas propriedades havia criação de suínos para consumo próprio. O estudo amostral foi realizado em duas etapas: em primeiro lugar foi sorteado, de forma aleatória, um número apropriado de unidades primárias de amostragem (propriedades), e posteriormente buscou-se determinar o status do rebanho (infectado ou não), escolhendo, de forma aleatória, um número apropriado de animais (unidades secundárias). Foram realizados dois testes em série, sendo um para triagem e outro confirmatório para amostras reagentes. Como teste de triagem, foi empregada a prova do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT). As amostras reagentes foram submetidas à prova do 2-ME e SAL. No que diz respeito ao critério de interpretação, adotou-se o da OIE (2004), em que se tratando de suídeos, os testes não podem ser correlacionados ao indivíduo e sim ao rebanho, levando-se em conta a situação do mesmo e a área em que se situa, ou seja; um animal positivo no plantel nos testes confirmatórios (2-ME/SAL), considera-se que o plantel é positivo. Os exames laboratoriais foram realizados no LANAGRO/MG. Resultados e Discussão: Observou-se uma alta ocorrência de granjas reagentes no AAT, porém nenhuma foi reagente para Brucella spp no testes confirmatórios 2-ME/soroaglutinação lenta. Além da investigação da ocorrência de brucelose nos criatórios suídeos do país, a realização de inquéritos sorológicos como o deste estudo é relevante uma vez que poderá sinalizar para aqueles estados em que já se encontram em vias de erradicação da brucelose bovina e bubalina (PNCEBT) como, por exemplo, Santa Catarina, que caso haja algum foco de brucelose suína, deva-se atentar para a possibilidade de infecção dos bovinos criados nas proximidades dos rebanhos suídeos. Palavras chave: brucelose suína, inquérito, soroepidemiologia.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㈀  ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀∀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀  䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀⸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䈀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀爀甀挀攀氀漀猀攀 猀甀渀愀Ⰰ 䤀渀焀甀爀椀琀漀Ⰰ 猀漀爀漀攀瀀椀搀攀洀椀漀氀漀最椀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀