25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1636-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

EFEITO DO ULTRASSOM E AGENTES QUÍMICOS EM CÉLULAS DE SALMONELLA ADERIDAS À SUPERFÍCIE DE TOMATE CEREJA

Jackline Freitas Brilhante de São José (UFV); Cláudia Lúcia Oliveira Pinto (EPAMIG); Maria Cristina Dantas Vanetti (UFV)

Resumo

       A contaminação dos produtos frescos com microrganismos patogênicos pode ocorrer em qualquer ponto da cadeia de produção até o consumo. A possibilidade de aderência de bactérias patogênicas e posterior formação do biofilme na superfície de frutas e hortaliças indica a necessidade de aplicação de medidas de controle para garantir a qualidade microbiológica do produto. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do ultrassom e de agentes químicos em tomate cereja intencionalmente contaminado com Salmonella. Células de S.enteritidis sorotipo Typhimurium ATCC 14028 foram cultivadas em caldo Luria Bertani (LB) a 37 ºC por 16 horas até atingirem a população de 106 UFC. L-1. Os tomates foram incubados por 48 horas nesta suspensão de células para permitir adesão microbiana. Após este período, os tomates foram submetidos aos tratamentos de sanitização por imersão em dicloroisocianurato de sódio (200 mg.L-1), ácido peracético (40 mg.L-1), em banho de ultrassom (45 kHz) e ultrassom combinado a ácido peracético (40 mg.L-1).  Os tratamentos foram realizados por 10 minutos, exceto o tratamento com ultrassom que foi avaliado também por 20 e 30 minutos. Após os tratamentos, os tomates foram homogeneizados em salina peptonada 0,1% e diluições sucessivas foram plaqueadas em ágar Salmonella Shigella, seguindo-se de incubação por 24 horas a 37 ºC, para posterior contagem das colônias. Cortes de tomate cereja (1 x 1 cm) foram submetidos aos mesmos tratamentos de sanitização e preparados para observação em microscópio eletrônico de varredura. Observou-se que dicloroisocianurato de sódio e ácido peracético promoveram reduções na população de células de 0,4 e 2,7 log UFC.g-1, respectivamente. A aplicação de ultrassom na freqüência 45 kHz por 10, 20 e 30 minutos, promoveu reduções de 0,8, 1,2 e 1,7 log UFC.g-1 (p < 0,05), respectivamente. O tratamento que combinou ultrassom e ácido peracético promoveu redução de 3,8 log UFC.g-1.  Não foram observadas a permanência de biofilmes na superfície dos cortes de tomate cereja após o tratamento com ultrassom por 30 minutos. Pode-se verificar que o ultrassom apresenta efeito tanto quando aplicado sozinho quanto em combinação com agente químico na redução de Salmonella aderida a superfície de tomate cereja.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀㨀 쀀 䌀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀攀 䄀瀀攀爀昀攀椀漀愀洀攀渀琀漀 搀攀 倀攀猀猀漀愀氀 搀攀 一瘀攀氀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 瀀攀氀愀 挀漀渀挀攀猀猀漀 搀愀 戀漀氀猀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀⸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀匀愀渀椀琀椀稀愀漀Ⰰ 猀愀氀洀漀渀攀氀氀愀Ⰰ 唀氀琀爀愀猀猀漀洀Ⰰ 搀椀挀氀漀爀漀椀猀漀挀椀愀渀甀爀愀琀漀 搀攀 猀搀椀漀Ⰰ 挀椀搀漀 瀀攀爀愀挀琀椀挀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀