25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1611-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE COPAÍBA AUTOCLAVADO E NÃO AUTOCLAVADO SOBRE ESCHERICHIA COLI

Fabio Alessandro Pieri (UFV); Vítor de Oliveira Silva (UFV); Mayara Pereira Lotério (UFV); Raphaela Mansur José (UFV); Newton Nascentes Galvão (UFV); Lucas Fernando dos Santos (UFV); Luis Augusto Nero (UFV); Maria Aparecida Scatamburlo Moreira (UFV)

Resumo

Naturalmente presente no intestino humano, E. coli é uma bactéria Gram negativa causadora de doenças como infecção do trato urinário e colocistites além de apresentar alta resistência a agentes antimicrobianos. Esta bactéria pode transmitir essa resistência a muitas outras potencialmente patogênicas e boas receptoras do fator R. Com o crescente aumento de bactérias resistentes aos antimicrobianos tem-se apresentado um grande interesse em investigar potenciais antimicrobianos de produtos naturais e buscar princípios a serem empregados no controle das infecções. O óleo de copaíba tem sido utilizado a mais de 500 anos ma medicina popular com diversas finalidades terapêuticas como antiinflamatória, antimicrobiana e cicatrizante, no entanto a literatura científica sobre o mesmo é escassa. Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito antimicrobiano do óleo de copaíba autoclavado e não autoclavado sobre E. coli, de diferentes origens, em várias concentrações contra oito isolados. Os testes foram realizados pela técnica de difusão em ágar e as soluções formuladas tinham concentrações decrescentes entre 10 e 0,3125% do óleo. Os inóculos obedeceram ao padrão 1 de McFarland. O estudo demonstrou efeito inibitório apenas sobre dois isolados e não apresentou nenhum efeito sobre um isolado uropatogênico e um enterohemorrágico. Os resultados positivos foram obtidos somente a partir da solução autoclavada do óleo a 10% sendo que a forma não autoclavada não apresentou ação em nenhuma concentração. Até o presente momento não há relato de inibição de E. coli pelo óleo extraído do gênero Copaifera, porém neste trabalho obteve-se inibição de dois isolados, sendo um de origem mastítica. Os resultados obtidos neste estudo apresentaram ineficácia do óleo de copaíba sobre os isolados uropatogênico e enterohemorrágico, sugerindo que no tratamento de infecções causadas por cepas de E.coli, com estas características, o uso do óleo possa ser ineficiente. Sugere-se então a realização de novas pesquisas contemplando separadamente isolados de E.coli, enteropatogênicos e uropatogênicos em maior número para a confirmação deste dado.

਀㰀倀㸀䄀最渀挀椀愀 搀攀 昀漀洀攀渀琀漀㨀 䘀甀渀搀愀漀 搀攀 䄀瀀漀椀漀  倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀 ⴀ 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀 㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀渀琀椀洀椀挀爀漀戀椀愀渀漀猀Ⰰ 倀氀愀渀琀愀猀 洀攀搀椀挀椀渀愀椀猀Ⰰ 䌀漀瀀愀椀昀攀爀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀