25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1611-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ÓLEO DE COPAÍBA: ATIVIDADE SOBRE A BACTÉRIA CARIOGÊNICA STREPTOCOCCUS MUTANS

Fabio Alessandro Pieri (UFV); Maria Carolina Martins Mussi (USP); Maria Aparecida Scatamburlo Moreira (UFV); João Evangelista Fiorini (UNIFENAS); José Maurício Schneedorf (UNIFAL-MG)

Resumo

A cárie é uma doença multifatorial e está bem estabelecida a influência de alguns microrganismos, entre eles destaca-se o Streptococcus mutans. Para a redução das bactérias associadas a essa doença, atualmente utiliza-se a clorexidina como antimicrobiano padrão, porém tem-se testado várias substâncias que tenham efeitos colaterais mais brandos. O óleo de copaíba é utilizado na medicina popular com várias finalidades, entre elas como antimicrobiano. O objetivo deste estudo foi avaliar a concentração inibitória mínima (MIC) e a concentração bactericida mínima (MBC) do óleo de copaíba contra S. mutans. Foram utilizadas três soluções, um teste com 10% de óleo de copaíba, um controle positivo com clorexidina 0,12% e um controle negativo. Para identificar a concentração inibitória mínima utilizou-se o método de diluição seriada das soluções em meio de cultura líquido, contaminado com S. mutans, e após incubação de 24 horas a 35,5˚C, sendo o MIC a menor concentração das soluções que impediu o crescimento da bactéria e consequentemente a turvação do meio. A obtenção de concentração bactericida mínima foi realizada pelo plaqueamento de alíquotas de 0,1mL de meio proveniente dos tubos que não apresentaram crescimento visível no teste de MIC em placas contendo 30mL de ágar BHI. As placas foram incubadas por 24 horas a 35,5˚C. Todos os testes foram efetuados em triplicata. Os resultados dos testes de MIC mostraram ação antimicrobiana do óleo de copaíba, em todas as concentrações, contra S. mutans, sendo considerada neste estudo MIC de 0.78 µL/mL da solução teste em meio líquido. Nenhuma das placas com óleo de copaíba, utilizadas para obtenção da MBC, apresentou inibição de crescimento bacteriano, sendo portanto, a atividade antimicrobiana do óleo de natureza bacteriostática. A MIC do controle positivo encontrada foi de 6,25 µL/mL, e todas as concentrações que inibiram crescimento bacteriano, apresentaram atividade bacteriostática, apresentada pelo crescimento da bactéria em todas as placas do teste de MBC. Como esperado o controle negativo não inibiu o crescimento da bactéria em nenhuma concentração testada. Os resultados apresentaram um grande potencial do óleo de copaíba na inibição de crescimento de S. mutans. Estudos clínicos devem ainda ser realizados para avaliar o possível uso do fitoterápico contra a cárie.

਀㰀倀㸀䄀最渀挀椀愀 搀攀 䘀漀洀攀渀琀漀㨀 䘀甀渀搀愀漀 搀攀 䄀瀀漀椀漀  倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀 ⴀ 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀渀琀椀洀椀挀爀漀戀椀愀渀漀猀Ⰰ 䌀愀爀椀漀氀漀最椀愀Ⰰ 䌀漀瀀愀椀昀攀爀愀Ⰰ 䘀椀琀漀琀攀爀瀀椀挀漀猀Ⰰ 匀琀爀攀瀀琀漀挀漀挀挀甀猀 洀甀琀愀渀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀