25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1606-1


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO GENE QUE CODIFICA O REPRESSOR  NRG1 EM MONILIOPHTORA PERNICIOSA, AGENTE CAUSAL DA VASSOURA-DE-BRUXA NO CACAUEIRO (THEOBROMA CACAO).

Pilar Ximena Lizarazo Medina (U de Antioquia); Marisa Vieira de Queiroz (UFV)

Resumo

Os fungos são microrganismos versáteis que ocuparam com sucesso numerosos habitats incluindo plantas e animais. Um ponto importante para seu sucesso evolutivo é a capacidade de adaptar-se a uma ampla variedade de condições ambientais. Esta habilidade depende de sensores que monitoram o meio ambiente e mediam a resposta da célula para a expressão dos genes de acordo com a condição presente. Fatores como a fonte de carbono e pH, direcionam essa resposta. Em relação a fonte de carbono, o mecanismo de repressão catabólica é o mais amplamente estudado. Este mecanismo envolve genes que codificam enzimas que participam do metabolismo de açucares, que são reprimidos quando glicose está presente no meio. O maior repressor evidenciado em fungos é proteína CREA que já foi reportada en varios fungos. No presente trabalho reportamos pela primeira  vez a presença do repressor catabólico Nrg1 em fungos filamentosos. O gene putativo que codidfica o repressor catabólico NRG1 de Moniliophtora perniciosa foi clonado e caracterizado. A região codificadora do gene nrg1 possui 2121 pb e é interrompida por um íntron de 60 pb. Uma proteína de 256 aminoácidos foi obtida da tradução deste gene e apresenta dois dedos de zinco. Na região 5´ terminal foram detectados os cis-elementos TATA box, CAAT box e um sítio potencial para a ligação da proteína repressora PACC de resposta ao pH. Análise por hibridização do DNA total mostrou que o gene está presente em cópia única no genoma do fungo. A expressão do gene foi analisada pela técnida de RT-PCR, onde foram avaliados os efeitos da concentração de glicose e do pH no meio de cultura de crescimento do fungo. O gene foi transcricionalmente regulado pela concentração de glicose.  A expressão de nrg1foi 2,1 vezes maior no micélio crescido em meio contendo glicose 0,1% do que no micelio cultivado em meio contendo glicose 3,0%. Em presença de glicerol 1,0%, a expressão foi 4,6 vezes maior do que à observada em presença de glicose 3,0%. Em relação ao pH do meio de cultivo, foi observada uma maior expressão do gene em pH 2 e pH 3 em relação ao pH 4, 6,8 e 8. A repressão de nrg1 mediada por PACC explica a disminuição da expressão em pH alcalino.

਀㰀倀㸀䄀瀀漀椀漀 䘀椀渀愀渀挀椀攀椀爀漀 䌀䄀倀䔀匀⸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀刀攀最甀氀愀漀 搀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 最渀椀挀愀Ⰰ 䴀漀渀椀氀椀漀瀀栀琀漀爀愀 瀀攀爀渀椀挀椀漀猀愀Ⰰ 刀攀瀀爀攀猀猀漀 挀愀琀愀戀氀椀挀愀Ⰰ 䜀攀渀琀椀挀愀 洀漀氀攀挀甀氀愀爀Ⰰ 嘀愀猀猀漀甀爀愀ⴀ搀攀ⴀ䈀爀甀砀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀