25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1585-2


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

IDENTIFICAÇÃO CONVENCIONAL E MOLECULAR DE LEVEDURAS DO GÊNERO CANDIDA

André Luiz Quintanilha Torres (IPEC/Fiocruz); Patricia Morais E Silva Tavares (IPEC/Fiocruz); Gabriela Pinhel de Moraes (IPEC/Fiocruz); Manoel Marques Evangelista de Oliveira (IPEC/Fiocruz); Mauro de Medeiros Muniz (IPEC/Fiocruz); Rosely Maria Zancope Oliveira (IPEC/Fiocruz)

Resumo

Infecções fúngicas estão sendo a causa de mortalidade e morbidade de muitos pacientes em vários continentes. Uma rápida identificação fúngica no sangue é essencial para a sobrevida de um paciente.  Entretanto, os métodos convencionais para diagnóstico são lentos. O padrão ouro para detecção de fungemia por Candida spp é a hemocultura. Este processo ocorre entre 48-96 horas para identificação em nível de espécie e pode apresentar resultados falso-positivos em 65% dos pacientes. Outras metodologias requerem um período de 5 a 7 dias para liberação de um resultado negativo. Portanto, nosso principal objetivo é a identificação e caracterização fenotípica e molecular de leveduras associadas a episódios de fungemias isoladas em hospitais da cidade do Rio de Janeiro, visando aprimorar o conhecimento científico e epidemiológico destas infecções em pacientes imunocomprometidos, portadores do vírus HIV ou não. Até o presente 900 leveduras provenientes de quatro unidades hospitalares já foram identificadas fenotipicamente em nosso laboratório, sendo Candida albicans e Candida parapsilosis as espécies mais associadas com candidíase sistêmica. Entre estas, inicialmente 12 foram utilizadas para a padronização de PCR Multiplex. Este método consiste na amplificação de regiões do DNA ribossomal (ITS1, 5.8S e ITS2) usando os primers (forward) específicos para as espécies de Candida de maior importância médica e o iniciador universal UNI2 (reverse), visualização dos “amplicons” em gel de agarose 2%, e comparação com um padrão de pares de base (pb), onde se observou concordância de 100% entre a identificação fenotípica e molecular. As amostras identificadas como C. albicans mostraram um “amplicon” com 450 pb, C. krusei com 150 pb, C. glabrata com 800 pb, C. tropicalis com 500 bp e C. parapsilosis com 370 pb. Através destes resultados sugerimos que novas amostras de Candida spp. já identificadas fenotipicamente e também avaliadas taxonomicamente através de sequenciamento da região ITS do DNA ribossomal deveriam ser analisadas pelo novo método, PCR Multiplex,  para validação desta metodologia  e posterior aperfeiçoamento, uma vez que esta nova ferramenta molecular permitirá diminuir o tempo de identificação das leveduras isoladas de infecções sistêmicas propiciando a implementação de melhorias na qualidade das ações e intervenções dos profissionais de saúde ao paciente.

਀㰀䠀㄀ 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀㸀㰀䘀伀一吀 猀椀稀攀㴀㌀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀倀爀漀最爀愀洀愀 䐀匀吀⼀䄀䤀䐀匀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 匀愀切搀攀Ⰰ 䘀䄀倀䔀刀䨀 攀 䌀一倀焀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䠀㄀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀愀渀搀椀搀愀Ⰰ 䐀椀愀最渀猀琀椀挀漀Ⰰ 䤀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 䤀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 洀漀氀攀挀甀氀愀爀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀