25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1583-1


Área: Patogenicidade Microbiana ( Divisão D )

ANÁLISE PROTEÔMICA DE ADESINAS FIMBRIAIS DE ESCHERICHIA COLI ENTEROPATOGÊNICA ATÍPICA

Júlia Mitico Nara (IBU); Daniel Carvalho Pimenta (IBU); Patrícia Antônia Estima Abreu de Aniz (IBU); Sérgio Paulo Dejato da Rocha (IBU); Waldir Pereira Elias Jr. (IBU); Roxane Maria Fontes Piazza (IBU)

Resumo

Introdução: Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) é classificada como típica e atípica. Dados atuais demonstram que EPEC atípica (EPECa) é mais prevalente do que as típicas (EPECt) na diarréia infantil. A aderência da EPECt a mucosa intestinal é mediada pela intimina (proteína de membrana externa), sendo o padrão localizado de aderência gerado pela presença da fímbria BFP. Em EPECa, em função da ausência de BFP provavelmente outra(s) fímbria(s) deve(m) estar envolvida(s) na aderência ao intestino. Objetivo: Identificar adesinas fimbriais de EPECa por análise proteômica. Métodos: Três isolados de EPECa com diferentes padrões de aderência (localizada-like/ALL, agregativa/AA e difusamente aderente/DA) bem como um isolado não-aderente/NA foram estudados. As fímbrias extraídas a partir dos isolados cultivados em TSB foram analisadas por eletroforese em duas dimensões (2D). Através dos parâmetros de PM e pI obtidos, iniciamos a comparação dos spots selecionados no isolado ALL com o banco de dados SwissProt. Resultados: A análise do extrato fimbrial do isolado DA de EPECa por 2D, utilizando a fita de pH 3 a 10 demonstrou que as proteínas fimbriais estão concentradas entre os pH 4,5 a 6,5 com pI entre 5,09 a 6,21 para as proteínas de 14 kDa e 16 kDa, respectivamente. A partir deste dado, géis 2D com fita de pH 4 a 7 foram utilizados com os extratos dos isolados ALL, AA e NA de EPECa. No isolado ALL foram observados 27 spots, sendo 11, com identidade a proteínas fimbriais de E. coli K12, UPEC, EPECt e isolado humano e suíno de ETEC. Para os outros 16 spots selecionados com PM entre 14 kDa a 22 kDa não se observou identidade. Discussão: Os dados obtidos demonstram que algumas das prováveis fímbrias presentes no extrato ALL apresentam identidade em PM e pI com proteínas fimbriais já relatadas. Entretanto, outros spots não identificados utilizando os parâmetros de PM e pI podem representar fímbrias ainda não descritas. Conclusão: Os resultados obtidos pelos géis 2D geraram informações para comparação com banco de dados SwissProt, permitido o estudo preliminar das possíveis proteínas fimbriais de EPECa. A complementação da análise dos spots por espectrofotometria de massa (MALDI-TOF peptide mass fingerprint e/ou MS/MS) poderá revelar outras estruturas fimbriais envolvidas na patogênese de EPECa.

਀㰀倀㸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀䄀瀀漀椀漀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀 攀 䌀一倀焀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䈀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀倀爀漀琀攀漀洀愀Ⰰ 䘀洀戀爀椀愀⠀猀⤀Ⰰ 䔀⸀ 挀漀氀椀 攀渀琀攀爀漀瀀愀琀漀最渀椀挀愀Ⰰ 䄀琀瀀椀挀愀Ⰰ 䔀猀瀀攀挀琀爀漀昀漀琀漀洀攀琀爀椀愀 搀攀 洀愀猀猀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀