25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1581-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

DIVERSIDADE DE CIANOBACTÉRIAS DE SOLOS DO ARQUIPÉLAGO SHETLANDS DO SUL, CONTINENTE ANTÁRTICO

Isabela Moraes Ascencio (ESALQ/USP); Janaína Rigonato (CENA/USP); Diego Bonaldo Genuário (CENA/USP); Danillo Oliveira Alvarenga (CENA/USP); Marli Fátima Fiore (CENA/USP)

Resumo

A Antártica é um ambiente que se caracteriza por extremos de clima, hábitats e biogeografia, apresentando uma grande variedade de microambientes. Esse estudo teve como objetivo avaliar a diversidade e a estrutura da população de cianobactérias do Arquipélago Shetlands do Sul na Antártica utilizando ferramentas moleculares como, DGGE e biblioteca do gene DNAr 16S. Amostras de solo provenientes de áreas adjacentes as geleiras, lagos e pinguineiras foram coletadas na Ilha Deception, Baranowski, Arctowski, Wanda, Machu Picchu e Ipanema. O DNA total foi extraído utilizando o kit de extração (MoBIO) e o gene DNAr 16S foi amplificado com os iniciadores CYA 359 e CYA 781a e 781b. O perfil eletroforético originado pelo DGGE foi analisado utilizando o software Bionumerics (Applied Maths NV), onde as bandas foram identificadas em uma matriz binária considerando a presença e ausência. Análise de correspondência canônica foi conduzida para correlacionar os fatores ambientais com a resposta obtida pelo DGGE para as populações de cianobactérias. O perfil eletroforético das amostras coletadas na Ilha Deception foi o mais distinto, provavelmente em decorrência do isolamento geográfico do local, o qual possui uma formação geológica recente. As amostras coletadas na geleira Znosko (Machu Picchu) também apresentaram uma populção de cianobactérias distinta. O padrão de bandas do DGGE da população de cianobactérias dos três solos de pinguineiras (Arctowski) foi similar, independentemente das espécies de pinguins (Pygoscelis adelie ou Pygoscelis papua) residentes nos diferentes pontos amostrados. As amostras coletadas coletadas na geleira Ecology (Arctowski) e em Baranowski (lago e geleira) também não mostraram diferenças de populações. Na análise da biblioteca de DNAr 16S avaliou-se 96 clones agrupados em 17 OTUs, com índice de cobertura de 87,3%, indicando que a maioria das espécies presentes foi acessada. Apenas clones com sequências similares a representantes da ordem Oscilatorialles foram obtidos (19 Phormidium, 2 Arthrospira, 9 Planktothrix, 2 Crinalium). A maioria dos clones (48) apresentou similaridade com sequências de cianobactérias não cultiváveis, indicando a possível presença de táxons novos. Os resultados deste estudo mostraram que a populção de cianobactérias presentes no Arquipélago Shetlands do Sul no continente Antártico é bastante diversa e pouco conhecida.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀吀刀伀一䜀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀㰀⼀匀吀刀伀一䜀㸀 䌀一倀焀 攀 䘀䄀倀䔀匀倀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀漀氀愀爀Ⰰ 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 搀攀 䐀一䄀爀 ㄀㘀匀Ⰰ 挀椀愀渀漀戀愀挀琀爀椀愀猀 渀漀 挀甀氀琀椀瘀瘀攀椀猀Ⰰ 䐀䜀䜀䔀Ⰰ 最攀氀攀椀爀愀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀