25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1569-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

SIMPLIFICANDO A IDENTIFICAÇÃO DE BASTONETES GRAM NEGATIVOS NÃO FERMENTADORES EM LABORATÓRIO CLÍNICO

Elisa da Costa Pinto (HUPE/UERJ); Erica Aparecida dos Santos (HUPE/UERJ); Jane Anacleto Moura (HUPE/UERJ); Cecília Maria Ferreira da Silva (HUPE/UERJ); Sérgio Antônio Cruz Melo (HUPE/UERJ); Elizabeth Andrade Marques (HUPE/UERJ)

Resumo


A rápida e precisa caracterização dos microrganismos determinam o sucesso do tratamento das infecções. A utilização de metodologias automatizadas, pode abreviar o tempo de emissão dos laudos favorecendo condutas mais adequadas. Em relação às infecções de corrente sanguinea, o isolamento de BGN-NF de difícil caracterização, ocorre com alguma frequência. Uma das dificuldades em relação a utilização dos métodos automatizados é a identificação desses microrganismos, especialmente  os mais raros. O objetivo deste trabalho foi avaliar a identificação de BGN-NF por sistema automatizado e comparar com os resultados obtidos com  testes manuais. Avaliamos hemoculturas positivas para BGN-NF, considerando uma amostra por paciente em diferentes clínicas de um hospital universitário (HUPE/UERJ), no período de junho de 2008 a junho e 2009. A metodologia automatizada usada foi o SISTEMA VITEK 2/Bio Merieux® e também uma ampla bateria de testes fenotípicos manuais. Para  Acinetobacter spp., Complexo Burkholderia cepacia, Pseudomonas aeruginosa, Stenotrophomonas maltophilia e Elizabethkingea meningoseptica a concordancia entre os métodos foi de 100%. Houve discordância quando o método automatizado identificou:  Achromobacter xylosoxidans, Cryseobacterium indologenes, Comamonas spp., Delftia acidovorans,  Ochrobactrum spp. e Sphingomonas paucimobilis. Provas como oxidase e mobilidade que não constam na automação, foram importantes. No caso do isolado identificado como D. acidovorans, os testes manuais identificaram S.maltophilia. Neste caso a prova de oxidase foi negativa e lisina positiva, o que excluiria D.acidovorans, que tem comportamento inverso. Observamos que o uso de um número pequeno de testes manuais, incluindo: oxidase, DNase, mobilidade, indol, citrato, ONPG , PYR e  polimixina B foram úteis na caracterização das demais espécies onde houve discordância. O uso de duas metodologias concomitantes beneficia a caracterização de BGN-NF não usuais. Alem disso, poucas provas fenotípicas podem ser suficientes para a confirmação da identificação por método automatizado e também podem ser um facilitador para os laboratórios que não dispõem de métodos automatizados.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀䈀刀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀戀愀猀琀漀渀攀琀攀猀 渀漀 昀攀爀洀攀渀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 愀甀琀漀洀愀琀椀稀愀搀愀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 洀愀渀甀愀氀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀