25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1550-1


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

DETECÇÃO DE MYCOBACTERIUM AVIUM SSP. PARATUBERCULOSIS (MAP) EM AMOSTRAS DE LEITE NO BRASIL

Isabel Azevedo Carvalho (UFV); Maria Aparecida Scatamburlo Moreira (UFV); Abelardo Silva Júnior (UFV); Vinicius Eustáquio Barreto Campos (UFV)

Resumo

A paratuberculose é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium avium ssp. paratuberculosis (MAP), que acomete  todas as espécies de ruminantes, caracterizada por má absorção, diarréia e perda de peso progressiva. A doença tem grande impacto econômico, estimado em cerca de 150 milhões de dólares por ano somente nos Estados Unidos, devido ao decréscimo na produção de leite, descarte prematuro de animais e aumento dos custos sanitários. A doença também tem importância em Saúde Pública, considerando que o agente etiológico tem sido associado à doença de Crohn em humanos e o possível veículo de transmissão do microrganismo seria o leite. No Brasil, não existem estudos sobre a prevalência da paratuberculose  e sobre seu impacto econômico. Os objetivos desse estudo foram fazer um levantamento inicial sobre a doença em propriedades leiteiras na região de Viçosa - MG, e avaliar o limite de detecção da técnica de PCR para detecção de MAP em amostras de leite cru. Assepticamente, foi coletada dos quatro tetos, uma amostra única por animal. Foi feita a extração de DNA de todas as amostras de leite, para posterior realização da PCR. As 206 amostras de leite foram testadas utilizando-se os oligonucleotídeos IS900BN1/IS900BN2. Oito amostras (3,6%) amplificaram fragmentos de tamanho esperado (626pb) e foram clonadas e enviadas para sequenciamento. Dessas, três (37.5%) foram sequenciadas com sucesso e a análise genética revelou 99% de identidade entre as sequências obtidas nesse estudo e a sequência IS900 depositada no GenBank. O limite de detecção da técnica foi avaliado por meio de diluições seriadas do DNA plasmidial extraído do clone do controle positivo e o limite mínimo encontrado foi de aproximadamente 140 a 180 UFC/ml de leite. Esse é o primeiro trabalho que relata a detecção de MAP em amostras de leite cru no Brasil.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 氀攀昀琀∀ 愀氀椀最渀㴀氀攀昀琀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀Ⰰ✀猀攀爀椀昀✀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀∀㸀䄀瀀漀椀漀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䌀一倀焀Ⰰ 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀Ⰰ 䌀䄀倀䔀匀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䐀漀攀渀愀 搀攀 䌀爀漀栀渀Ⰰ 䰀攀椀琀攀Ⰰ 䴀礀挀漀戀愀挀琀攀爀椀甀洀 愀瘀椀甀洀 瀀愀爀愀琀甀戀攀爀挀甀氀漀猀椀猀Ⰰ 倀愀爀愀琀甀戀攀爀挀甀氀漀猀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀