25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1489-2


Área: Patogenicidade Microbiana ( Divisão D )

EFEITO CITOTÓXICO E INDUÇÃO DE APOPTOSE EM CÉLULAS ENDOTELIAIS HUMANAS POR ESTREPTOCOCOS DO GRUPO B

Michelle Hanthequeste Bittencourt Santos (UERJ); Marcelle Marcolino França (UERJ); Marcelo Aranha Gardel (IFF); Willian Douglas Santos (IFF); Maria Aparecida Pereira Tristão (IFF); Daiane Corrêa de Souza Souza (INCA); Teresa de Souza Fernandez (INCA); Prescilla Emy Nagao Ferreira (UERJ)

Resumo

Os Estreptococos do grupo B (EGB) são bactérias causadoras de pneumonia, septicemia e meningite em neonatos e adultos imunocomprometidos. A patogenia das infecções inclui a capacidade da bactéria em aderir e invadir células epiteliais e endoteliais, favorecendo a disseminação pela corrente sanguínea. Fatores de virulência têm sido descritos, incluindo a secreção de proteases capazes de danificar tecidos causando necrose e até apoptose. Neste estudo, investigamos a viabilidade das células endoteliais da veia umbilical humana (HUVEC) e a indução da apoptose após interação com EGB, bem como os efeitos citotóxicos das metaloproteases produzidas pelo EGB no endotélio. A viabilidade endotelial na interação com o EGB foi monitorada por azul de tripan, MTT e citometria de fluxo com anexina-V e iodeto de propídio. As alterações morfológicas das HUVEC foram observadas por microscopia de fluorescência através da marcação do núcleo com DAPI (4', 6 diamino -2 – fenil-indol). A interação com amostra de EGB levou a perda significativa da viabilidade endotelial pelo método de exclusão do azul de tripan. Análise por MTT constatou que o EGB induz efeitos citotóxicos nas HUVEC.  Estes efeitos citotóxicos foram inibidos após pré-incubação da bactéria com inibidores de metaloproteases: [o-phenanthroline] (PHEN), ethylenediaminetetraacetic acid (EDTA) e ethylene glycol-bis (ß-aminoethyl ether) (EGTA), sugerindo a participação da metaloprotease na perda da viabilidade endotelial. O sobrenadante de cultivo do EGB filtrado também promoveu efeito citotóxico no endotélio demonstrando que produtos secretados por este patógeno podem estar correlacionados com a perda da viabilidade endotelial. A marcação da HUVEC com anexina-V após interação com EGB sugere indução de apoptose. A interação das HUVEC com EGB promoveu alterações morfológicas com sinais positivos de apoptose observados através de microscopia, tais como: arredondamento celular, condensação do núcleo com contração celular e perda de contato com as células vizinhas. EGB íntegro ou sobrenadante de cultivo promoveram a perda de viabilidade celular do endotélio, e este efeito pôde ser revertido após o pré-tratamento com inibidores de metaloproteases, sugerindo a participação de proteases na morte celular induzida por EGB.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ氀愀礀漀甀琀ⴀ最爀椀搀ⴀ愀氀椀最渀㨀 渀漀渀攀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀∀㸀䄀瀀漀椀漀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀刀䨀Ⰰ 䌀䄀倀䔀匀Ⰰ 䌀一倀焀 攀 匀刀㈀ⴀ唀䔀刀䨀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䔀猀琀爀攀瀀琀漀挀漀挀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 䈀Ⰰ 䌀氀甀氀愀猀 攀渀搀漀琀攀氀椀愀椀猀Ⰰ 䔀昀攀椀琀漀 挀椀琀漀琀砀椀挀漀Ⰰ 䄀瀀漀瀀琀漀猀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀