25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1472-2


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

A-GLUCOSIDASE COM AÇÃO DE TRANSGLICOSILAÇÃO PRODUZIDA PELO FUNGO TERMOTOLERANTE  ASPERGILLUS PHOENICIS

Vivian Machado Benassi (FMRP -USP); Rosymar Coutinho de Lucas (FMRP -USP); Ana Claudia Vici (FMRP -USP); Fernanda Dell Antonio Facchini (FMRP -USP); João Atílio Jorge (FFCLRP- USP); Hector Francisco Terenzi (FFCLRP- USP); Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli (FFCLRP- USP)

Resumo

As a-glucosidases microbianas hidrolisam preferencialmente cadeias curtas de substratos, entretanto, as a-glucosidases de algumas espécies fungicas hidrolisam amido em velocidades comparáveis com aquelas de cadeias curtas de substratos. Um fato interessante da ação de determinadas a-glucosidases é a possível atuação de transglicosilação, produzindo componentes a-glucosilados a partir de carboidratos menores. O objetivo desse trabalho foi analisar a formação dos produtos de hidrólise de substratos amilolíticos por ação de transglicosilação utilizando Cromatografia em Placa Delgada de Sílica (TLC) e em HPLC. Utilizou-se a TLC da DC-Alufolien Kieselgel 60 sem indicador fluorescente, enquanto que, as análises em HPLC foram feitas em coluna Shim-Pack CLC-NH2 cuja fase móvel foi acetonitrila 82%, sendo a detecção realizada por índice de refração. Em ambos os métodos, os padrões foram glicose, maltose, maltotriose, maltotetraose e maltopentaose. A reação analisada continha a-glucosidase e diferentes substratos amilolíticos, incubados a 65ºC durante 30 minutos. Decorrido o tempo de reação, as amostras foram fervidas e analisadas por ambos os métodos. Pode-se observar em TLC a degradação de maltose 1% no decorrer do tempo de incubação e a formação de glicose. Além disso, observou-se a formação de maltooligossacarídeos, fato este demostrado em HPLC. A ação de transglicosilação foi confirmada utilizando-se maltose em diferentes concentrações (0,5-10%). Pode-se verificar que a formação de maltooligossacarídeos foi proporcional ao aumento da concentração de maltose, constatando-se que a a-glucosidase sintetizou maltopentaose em pequenas quantidades a partir de maltose 0,5-1,0%. Visualizou-se também a formação de maltohexaoses e maltoheptaoses na concentração de 5-10% do substrato. Por outro lado, ao se utilizar maltotriose como substrato, observou-se apenas a degradação do mesmo à glicose e maltose e ao se utilizar maltotetraose verificou-se a formação de maltotriose, maltose e glicose. Com isso, concluiu-se que a-glucosidase produzida pelo fungo A. phoenicis possuiu ação de degradação de compostos amilolíticos (maltose, maltotriose, maltotetraose e amido), bem como de síntese de oligossacarídeos a partir de maltose, fato esse interessante para a aplicação dessa enzima em processos industrias, principalmente em indústrias alimentícias.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀 攀 䌀一倀焀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀ⴀ最氀甀挀漀猀椀搀愀猀攀Ⰰ 愀洀椀氀愀猀攀Ⰰ 䄀猀瀀攀爀最椀氀氀甀猀 瀀栀漀攀渀椀挀椀猀Ⰰ 昀甀渀最漀 琀攀爀洀漀琀漀氀攀爀愀渀琀攀Ⰰ 琀爀愀渀猀最氀椀挀漀猀椀氀愀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀