25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1455-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA MACROSCÓPICA DE ISOLADOS DE TRICHOSPORON EM DIFERENTES TEMPERATURAS

Henri Bentubo (UNIFESP); Flávia Silva (UNIFESP); Ariane Mantovani (UNIFESP); Daniela Midori Satake (UNIFESP); Olga Fischman (UNIFESP)

Resumo

As características morfológicas macroscópicas de Trichosporon spp. não são adequadas para o estabelecimento do diagnóstico quando analisadas isoladamente. No entanto, a avaliação criteriosa das características morfológicas e fisiológicas tem proporcionado o reconhecimento de novas espécies. O objetivo da presente investigação foi analisar a expressão macroscópica de 28 isolados clínicos de Trichosporon spp. incubados sob diferentes temperaturas. Repiques de 24-72h foram semeados em quadriplicatas, no centro de placas de Petri contendo ágar Sabouraud dextrose e incubados em duplicata a 25°C e 37°C, durante 15 dias. As medidas dos cultivos foram tomadas nos dias 0 (zero), 3 (três), 7 (sete) e 15 (quinze) e variáveis do aspecto, textura, coloração, presença/ausência de zona marginal dos cultivos foram anotadas. Os valores obtidos a partir das medidas das colônias mantidas em 25ºC e 37ºC foram comparados estatisticamente por teste T de Studant. Foi considerado significativo valor de p≤0,05. A maior parte dos cultivos de Trichosporon mantidos em temperatura ambiente (25ºC) apresentaram textura rugosa (64,3% [18/28]), aspecto seco e opaco (85,7% [24/28]), presença de zona marginal (82,1% [23/28]). Coloração branca e superfície pulverulenta foram observadas em 50% (14/28) e 64,3% (18/28) das amostras, respectivamente. Repiques mantidos a 37ºC expressaram textura predominantemente lisa (71,4% [20/28]), aspecto úmido e brilhante (53,6% [15/28]) e coloração creme (100% [28/28]). Superfície pulverulenta foi observada em 64,3% (18/28) dos cultivos. Colônias de coloração acinzentada não foram verificadas. Os resultados da análise estatística evidenciaram significância em apenas três isolados, que apresentaram diferença de crescimento entre as temperaturas de incubação testadas (melhor a 37ºC). Concluímos que a temperatura de incubação não influencia significativamente no crescimento dos isolados de Trichosporon spp. e que o aspecto macroscópico expresso a 25ºC e 37ºC foi semelhante àquele apresentado pela maioria das leveduras polimórficas.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀䈀漀搀礀吀攀砀琀䤀渀搀攀渀琀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─∀㸀䘀椀渀愀渀挀椀愀搀漀 瀀攀氀愀 䘀䄀倀䔀匀倀 攀 䌀一倀焀⸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 洀漀爀昀漀氀最椀挀愀Ⰰ 昀甀渀最漀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 洀愀挀爀漀洀漀爀昀漀氀漀最椀愀Ⰰ 吀爀椀挀栀漀猀瀀漀爀漀渀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀