25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1453-2


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE DE AEROMONAS SPP. FRENTE AO EXTRATO DE ALECRIM ROSMARINUS OFFICINALIS

Samara Paula Mattiello (UNOESC,); Nadson Oliveira de Souza (UNIVASF); Janio Morais Santurio (UFSM); Sydney Hartz Alves (UFSM); Mateus Matiuzzi da Costa (UNIVASF)

Resumo

Cada vez mais vem se testando as propriedades quimicas dos extratos naturais no combate a microrganismos patogenicos. A exemplo, tem-se o óleo de alecrim Rosmarinus officinaislis com importante papel antimicrobiano e antifúngico devido a sua composição quimica. O presente trabalho objetiva testar isolados de Aeromonas spp. obtidas de peixe, com extrato de alecrim para avaliacao da Concentração Inibitória Mínima (MIC). Esse microrganismo é causador de lesões externas, furunculose e septicemia nos peixes, acarretando grandes perdas economicas na piscicultura. Para o estudo foram utilizadas cinco isolados que foram cultivadas em Ágar Sangue (AS), as colônias obtidas foram inoculadas em tubos contendo solução salina e turvadas até a escala 0,5 de MacFarland, em seguida retirou-se 0,1ml do inoculo e acrescentou-se em tubos contendo 9,9ml de Muller Hinton caldo (MH). Com auxilio de microplacas contendo 200µl de MH caldo e 200µl do extrato de alecrim, diluídos na concentração de 1:2, foi inoculado 10µl das amostras que foram semeadas em triplicatas e incubadas em estufa por 24 horas a 32º C. Em seguida fez-se a leitura das amostras e para confirmação foi realizado o teste de Concentração Bacteriana Mínima (CBM), onde as amostras testadas foram cultivadas em Muller Hinton Ágar (MH) e incubadas por 24 horas a 37º C. Os resultados obtidos após 24 horas do CBM foram condizentes com os obtidos na MIC, onde não houve crescimento bacteriano em nenhuma das amostras testadas. Os resultados obtidos foram similares a estudos realizados com outros microrganismos em que também não houve crescimento microbiano. Baseado nos resultados conclui-se que os isolados de Aeromonas spp. obtidos de peixes são sensíveis ao extrato de alecrim.                                                                       

਀㰀倀㸀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀攀爀漀洀漀渀愀猀 猀瀀瀀⸀Ⰰ 䔀砀琀爀愀琀漀Ⰰ 䌀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 䈀愀挀琀攀爀椀愀渀愀 䴀椀渀椀洀愀Ⰰ 䌀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 䤀渀椀戀椀琀爀椀愀 䴀椀渀椀洀愀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀