25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1452-3


Área: Virologia ( Divisão P )

INFLUÊNCIA DA FORMULAÇÃO VACXINE SOBRE A RESPOSTA IMUNE HUMORAL, CONTRA O VÍRUS DA GRIPE.

Rosely Cabette Barbosa Alves (IBU); Roger R.c.new (Proxima Concepts Ltd); Dalva A. Portari Mancini (IBU); Gabrielle Ribeiro Andrade (IBU); Rita M. Zucatelli Mendonça (IBU); Marina Tavares dos Anjos (IBU); Marta de Oliveira Domingos (IBU)

Resumo

Introdução: A vacina contra a influenza faz parte do programa de imunização, sendo recomendada para idosos, escolares, crianças de 6-23 meses de idade e para os grupos de riscos. Para não aumentar a taxa de morbidade e mortalidade por influenza, são necessárias novas estratégias de vacinas, pois é curto o espaço de tempo entre a produção, distribuição das primeiras doses e o número de pessoas beneficiadas com a vacina, principalmente em casos de pandemias. A utilização  de  uma substância adjuvante, auxilia a formação de uma resposta imunológica de maior intensidade, duradoura e rápida, abrangendo toda a população com a produção de uma vacina, utilizando menor quantidade do antígeno viral influenza A (H3N2), do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 15 ug de partículas virais. Objetivo: O objetivo do trabalho é determinar se Vacxine um adjuvante á base de óleo, é capaz de  induzir uma resposta imune protetora contra a gripe, utilizando-se antígeno viral influenza A (H3N2), três vezes menor do que a recomendada pela OMS. Material e método: Camundongos fêmeas Swiss, foram imunizados por via subcutânea com 5ug e 15ug em 0,2mL do antígeno viral Influenza A (H3N2) incorporados na formulação Vacxine, diluído em PBS e adsorvido em hidróxido de alumínio. Os animais foram sangrados  por punção caudal antes e após 100 dias da imunização. O sangue foi utilizado para determinação do nível de IgG1 e IgG2A  por ELISA. A inibição da hemaglutinina (HI), foi testada in vitro para IgG1 e IgG2A  utilizando eritrócitos de frango. Resultados: Os resultados mostraram, que a utilização de 5ug de partícula viral incorporado a formulação Vaxcine, gera uma boa resposta imune, quando comparada aos grupos imunizados com 5ug de vírus adsorvido em  hidróxido de alumínio e 15ug de vírus diluído em PBS. Os resultados também mostraram que os animais imunizados com 5ug de vírus incorporado ao Vaxcine foram capazes, de induzir as classes de anticorpos do tipo IgG1 e IgG2A, sendo que estes mesmos anticorpos inibiram a adesão do vírus aos eritrócitos do frango através do teste de HI. Conclusão: Os resultado obtidos com a formulação Vaxcine e o antígeno viral influenza A (H3N2), visam o aumento da produtividade utilizando-se baixa concentração do vírus, portanto teremos um maior número de doses vacinantes, beneficiando toda a população com uma resposta imune mais duradoura, redução dos casos secundários entre familiares, o que tornará  a vacinação mais custo-efetiva.
 

਀㰀倀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀搀樀甀瘀愀渀琀攀Ⰰ 䠀椀搀爀砀椀搀漀 搀攀 愀氀甀洀渀椀漀Ⰰ 嘀愀挀椀渀愀Ⰰ 嘀愀砀挀椀渀攀Ⰰ 嘀爀甀猀 䤀渀昀氀甀攀渀稀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀