25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1429-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE EPISÓDIOS DE CANDIDÚRIA OCORRIDOS NOS ANOS DE 2006 E 2007 NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE LONDRINA-PARANÁ, BRASIL.

Marcelo Tempesta de Oliveira de Oliveira (UEL); Emanuele Júlio Galvão de França de França (UEL); Daniel Favero Favero (UEL); Juliana Frasnelli Rota Rota (UEL); Luciana Furlaneto-maia Furlaneto-maia (UTFPR); Regina Mariuza Borsato Quesada Quesada (UEL); Márcia Cristina Furlaneto Furlaneto (UEL)

Resumo

O significado clínico da presença de Candida na urina (candidúria) traz muitos dilemas e controvérsias quanto a sua interpretação e diagnóstico de infecção urinária. No presente estudo epidemiológico, analisamos 156 episódios de candidúria ocorridos entre 2006 e 2007 no Hospital Universitário de Londrina-Paraná, Brasil. Dados de prontuário referente a cada paciente também foram analisados. A cultura de urina quantitativa foi realizada conforme protocolos laboratoriais padrões, estimando-se desta maneira as unidades formadoras de colônias por mililitro de urina (UFC/mL). Os isolados fúngicos obtidos foram presuntivamente identificados em meio cromogênico CHROMagar Candida e posteriormente por PCR, com o emprego de oligonucleotídeos iniciadores espécie-específicos. Dos 156 pacientes com candidúria, 84 (54%) foram causadas por espécies não-albicans, dentre estas, destaca-se C. tropicalis, com um total de 55 casos. Entretanto, apesar das espécies não-albicans representarem mais da metade dos casos de candidúria, individualmente C. albicans foi a espécie mais isolada, responsável por 46% dos casos, seguido de C. tropicalis (35,5%) e C. glabrata (12%). A grande maioria dos episódios de candidúria (130 casos) foi proveniente de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs). Foram também observadas influências do sexo e idade do paciente sobre as espécies de Candida isoladas. Os principais fatores de riscos foram, além de pacientes provenientes de UTIs (83.5% do total), o uso de antibióticos (70%), nutrição parenteral (54%), cateter urinário (47,5%) e processo cirúrgico (42,5%). Os fatores de risco analisados demonstraram uma relação diretamente proporcional á contagem de UFC. Desta forma, quanto maior o número de fatores de risco pelo qual o paciente esta acometido, maior é a UFC/mL de urina, e vice-versa. Este aumento influencia também a espécie de Candida isolada, onde altas contagens e altos números de fatores de risco relacionam-se com o isolamento de espécies não-albicans. Nosso trabalho evidencia a íntima relação entre espécies de Candida/fatores de risco/UFC, de forma a restaurar a importância da contagem de UFC/mL de urina, tornando-a um fator de risco para o desenvolvimento de infecções por espécies não-albicans, e influenciando favoravelmente condutas clínicas preventivas, diagnósticas e terapêuticas para a candidúria.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀 ㄀ 瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀∀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀㨀 䘀甀渀搀愀漀 䄀爀愀甀挀爀椀愀ⴀ倀刀ⴀ䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 唀䜀䘀ⴀ匀䔀吀䤀ⴀ倀刀 倀刀伀倀倀䜀⼀唀䔀䰀 攀 䌀䄀倀䔀匀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀愀渀搀椀搀愀Ⰰ 䌀愀渀搀椀搀甀爀椀愀Ⰰ 䔀瀀椀搀攀洀椀漀氀漀最椀愀Ⰰ 䤀渀昀攀挀漀 甀爀椀渀爀椀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀