25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1419-1


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

PRODUÇÃO DE ENZIMAS POR DUAS LINHAGENS DE TRICHODERMA EM FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL

Priscila da Silva Delabona (Ufscar); Rosangela Donizete P. B. Pirota (Ufscar); Gustavo Adolfo Saavedra Pinto (Cnpdia); Cristiane Sanchez Farinas (Cnpdia)

Resumo

Resíduos agroindustriais vêm sendo utilizados com o objetivo de se obter grandes quantidades de enzimas celulolíticas por microrganismos, sendo os fungos os mais importantes microrganismos utilizados. Dentre todos os organismos usados para produção de enzimas de interesse biotecnológico, alguns dos mais utilizados industrialmente na produção de enzimas, são os fungos filamentosos da subdivisão Deuteromycetes, principalmente dos gêneros Aspergillus, Trichoderma, Humicola e Penicillium As enzimas são amplamente utilizadas nas indústrias farmacêuticas, de alimentos, de papel, têxtil e na produção de etanol. O desenvolvimento de tecnologia que permite produzir etanol a partir de resíduos agroindustriais como o bagaço de cana-de-açúcar irá diminuir o problema de descarte na indústria tornando o resíduo comercial O objetivo deste trabalho foi estudar a produção de celulases, FPases e xilanases pelas linhagens de Trichoderma polysporum LCB47 e Trichoderma harzianum LCB50, obtidas da Coleção de Cultura do Laboratório de Controle Biológico da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – Embrapa Semi-árido em Petrolina (PE) através de fermentação em estado sólido (FES) para subseqüente produção de etanol. As linhagens foram mantidas em meio PDA (Potato Dextrose Agar), a FES ocorreu em frascos Erlenmayer e foi testada em 3 substratos, S1 (bagaço de cana e farelo de trigo na proporção 1:1); S2 (bagaço de cana) e S3 (farelo de trigo). Para extração das enzimas foi utilizada água deslitada sob agitação. A produção das enzimas CMCase, FPase e xilanase ocorreu a 32°C por 192 horas. Os resultados mostraram que a maior produção de CMCase pelas linhagens de T. polysporum e T. harzianum foi de 75 U/g e 72,2 U/g respectivamente, em 192 h no substrato S1.  Já a maior produção de FPase pelas linhagens de T. polysporum e T. harzianum estudadas ocorreu no substrato S3, sendo 2,10 U/ml e 1,30 U/ml, respectivamente em 144 horas de incubação. A maior produção de xilanase também ocorreu em 144 de cultivo, no entanto foi maior no substrato S1, sendo 339 U/g e 358,9 U/g por T. polysporum e T.harzianum, respectivamente. De acordo com os resultados pode-se inferir que a produção de enzimas pelas linhagens de Trichoderma em meio aos substratos S1 e S3 como fonte de carbono pode ser promissora, sendo futuramente aplicadas ao bagaço de cana-de-açúcar para promover a hidrólise enzimática do mesmo.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ氀愀礀漀甀琀ⴀ最爀椀搀ⴀ愀氀椀最渀㨀 渀漀渀攀∀㸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀䈀㸀㰀⼀倀㸀

Agradecimentos: À EMBRAPA - Instrumentação Agropecuária em São Carlos (SP) pela bolsa concedida e ao Laboratório de Controle Biológico da Embrapa - Semi-árido em Petrolina (PE)/EMBRAPA – Agroindústria Tropical em Fortaleza (CE).

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䔀渀稀椀洀愀猀Ⰰ 䔀琀愀渀漀氀Ⰰ 䘀攀爀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 吀爀椀挀栀漀搀攀爀洀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀