25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1405-1


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

HEMOCULTURA E AVALIAÇÃO SOROLÓGICA PARA O DIAGNÓSTICO DA LEISHMANIOSE FELINA (LF) EM ÁREA ENDÊMICA PARA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA (LVC)

Luciana Cristina Baldini-peruca (UNESP); Ana Paula Ferreira Lopes Corrêa (UNESP); Rozeani Olimpio Tome (UNESP); Simone Baldini Lucheis (UNESP); Hélio Langoni (UNESP)

Resumo

A leishmaniose visceral (LV) é uma antropozoonose que, devido à elevada ocorrência e disseminação, tornou-se para a Organização Mundial da Saúde uma das prioridades em doenças tropicais. Atualmente, o cão é considerado o principal reservatório doméstico de leishmanias, mas o gato, também desenvolve a infecção, em geral de forma assintomática. Apesar de haver mais de 40 casos relatados de leishmaniose felina (LF) no mundo, o papel real do gato no ciclo epidemiológico dessa enfermidade ainda não foi elucidado. Porém, atualmente, diversos autores consideram o gato como um reservatório secundário de leishmanias e não mais um hospedeiro acidental. Tendo em vista a inespecificidade dos achados clínicos da LF, ausência de sinais patognomônicos, semelhança dos aspectos clínicos dessa enfermidade com outras comuns em gatos, como a leucemia felina (FIV), síndrome da imunodeficiência felina (FeLV), infecções causadas por bactérias, protozoários e fungos e, portanto, dificuldade de se estabelecer o diagnóstico definitivo da LF, esta zoonose deve ser incluída no diagnóstico diferencial no caso de gatos em áreas endêmicas para LVC. Este trabalho objetivou avaliar a infecção por Leishmania spp em 108 gatos domiciliados no município de Birigui (SP), área endêmica para LVC, pelas técnicas de hemocultura e Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI).  A hemocultura foi mantida a 28-30°C em meio LIT (Liver Infusion Tryptose) e as leituras realizadas quinzenalmente durante 4 meses. Das 108 hemoculturas analisadas, foi possível a visualização óptica de flagelados tripanossomatídeos em 52 (48,2%) amostras. Pela RIFI, 3 (2,8%) das 108 amostras apresentaram título 40 para Leishmania spp. Das 52 amostras positivas na hemocultura, apenas 1 (1,9%) apresentou soropositividade na RIFI. Os resultados obtidos sugerem a ocorrência de infecção por Leishmania spp em gatos provenientes de Birigui (SP) e ressaltam a importância da avaliação sorológica nessa espécie, como forma de vigilância epidemiológica, principalmente em áreas endêmicas para LVC.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㈀  ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䰀攀椀猀栀洀愀渀椀愀 猀瀀瀀Ⰰ 最愀琀漀Ⰰ 栀攀洀漀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 刀攀愀漀 搀攀 䤀洀甀渀漀昀氀甀漀爀攀猀挀渀挀椀愀 䤀渀搀椀爀攀琀愀Ⰰ 爀攀愀 攀渀搀洀椀挀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀