25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1394-2


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

INTERFERÊNCIA DO ÓLEO ESSENCIAL DE CYMBOPOGON CITRATUS SOBRE O CRESCIMENTO DE MALASSEZIA SPP.

Egberto Santos Carmo (UFPB); Ana Carolina Pessoa Moreira (UFPB); Lizandro Leite Brito (UFPB); Carla Wanderley Gayoso (UFPB); Edeltrudes de Oliveira Lima (UFPB)

Resumo

Introdução: O gênero Malassezia compreende microrganismos de natureza fúngica, que fazem parte da microbiota normal da pele, mas que sob determinadas circunstâncias, como imunossupressão, uso de corticóides podem produzir desde micoses superficiais até mesmo fungemias. O tratamento das infecções causadas pela Malassezia spp. e de modo geral, por outros fungos, tem sido motivo de preocupação e de numerosos estudos para pesquisadores e indústria farmacêutica, pois além do grande problema das inúmeras reações adversas os antifúngicos disponíveis no mercado podem causar, ainda existe dois outros agravos, o aparecimento de microrganismos resistentes decorrentes do uso indiscriminado deste tipo de produto, e a questão das recidivas, freqüentes em pessoas com pitiríase versicolor. E, na busca por novas alternativas terapêuticas contra estes fungos, incluindo menos efeitos colaterais, menos recidiva e baixa toxicidade estão os produtos de origem vegetal. Portanto, este trabalho teve por objetivo, verificar o perfil de sensibilidade de cepas de Malassezia frente ao óleo essencial de Cymbopogon citratus. Materiais e métodos: Para tanto, a interferência do óleo essencial de C. citratus sobre o crescimento de 22 cepas de Malassezia foi avaliada pela determinação da concentração inibitória mínima observada pela interação do óleo essencial em concentrações variando de 80-0,16µL/mL no meio Leeming-Notman. A droga padrão utilizada foi o cetoconazol. Resultados e discussão: Verificou-se uma CIM90 de 1,25µL/mL para este óleo essencial, ou seja, 90% das cepas tiveram seu crescimento inibido nesta concentração. A atividade do óleo essencial de Cymbopogon citratus contra Malassezia reforça o potencial antifúngico deste óleo, uma vez que este possui atividade contra outras leveduras, como as do gênero Candida. Conclusão: Baseado neste resultado sugere-se que o óleo essencial de C. citratus pode vir a ser um possível candidato para o desenvolvimento de novas formulações com atividade contra Malassezia spp, incrementando assim a terapêutica existente.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀 ㄀ 瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㄀㔀─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀∀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀Ⰰ 䠀攀氀瘀攀琀椀挀愀Ⰰ 猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀∀㸀㰀䘀伀一吀 猀椀稀攀㴀㈀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀䤀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀䴀愀氀愀猀猀攀稀椀愀㰀⼀䤀㸀Ⰰ 瀀椀琀椀爀愀猀攀 瘀攀爀猀椀挀漀氀漀爀Ⰰ 氀攀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀㰀䤀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀䤀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䴀愀氀愀猀猀攀稀椀愀Ⰰ 氀攀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 瀀椀琀椀爀愀猀攀 瘀攀爀猀椀挀漀氀漀爀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀