25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1394-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE MALASSEZIA SPP. CAUSADORAS DE PITIRÍASE VERSICOLOR

Egberto Santos Carmo (UFPB); Lizandro Leite Brito (UFPB); Edeltrudes de Oliveira Lima (UFPB); Carla Wanderley Gayoso (UFPB); Ana Carolina Pessoa Moreira (UFPB)

Resumo

Introdução: A pitiríase versicolor é uma micose superficial causada por leveduras do gênero Malassezia. São conhecidas atualmente 13 espécies de Malassezia, dentre elas: M. furfur, M. sympodialis, M. globosa e M. japonica. Esta patologia acomete geralmente indivíduos jovens e é caracterizada pelo aparecimento de lesões maculosas e descamativas de coloração variável, que se distribuem com maior freqüência nos braços, tronco e região da cintura escapular e que podem produzir pruridos ou não. O diagnóstico da pitiríase versicolor consiste na presença de leveduras, geralmente acompanhadas de hifas curtas ao exame direto, bem como crescimento em meios de cultura de natureza enriquecidos com lipídios. Portanto, este trabalho objetivou identificar quais as espécies mais freqüentes de Malassezia isoladas no laboratório de micologia clínica da UFPB. Materiais e Métodos: Para tanto foram realizados exames micológicos de 71 pacientes que procuraram o laboratório no período de Setembro de 2008 à Julho de 2009. Dentre estes: exames direto com hidróxido de potássio e tinta parker (2:1), culturas em meio de bile de boi enriquecido com óleo de oliva, além de provas morfológicas, bioquímicas e de assimilação de tweens. Resultados e Discussão: Dos 71 pacientes atendidos 22 amostras tiveram culturas positivas para Malassezia, das quais foram identificadas as seguintes espécies: M. sympodialis (54,54%), M. furfur (27,27%), M. japonica (4,54%), M. globosa (4,54%), M. obtusa (4,54%) e M. sloofiae (4,54%). Baseado nestes dados pode-se afirmar que a Malassezia sympodialis é a espécie mais comumente associada a casos de pitiríase versicolor, nesta população estudada.  Conclusão: Pode-se concluir que este tipo de identificação é importante, uma vez que é pouco adotada na rotina laboratorial, e, ainda, possibilita melhor orientação na escolha da terapia antifúngica específica para cada microrganismo.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀 ㄀ 瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㄀㔀─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀∀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀Ⰰ 䠀攀氀瘀攀琀椀挀愀Ⰰ 猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀∀㸀㰀䘀伀一吀 猀椀稀攀㴀㈀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀䤀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀䴀愀氀愀猀猀攀稀椀愀㰀⼀䤀㸀Ⰰ 瀀椀琀椀爀愀猀攀 瘀攀爀猀椀挀漀氀漀爀Ⰰ 洀椀挀漀猀攀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀瀀椀琀椀爀愀猀攀 瘀攀爀猀椀挀漀氀漀爀Ⰰ 䴀愀氀愀猀猀攀稀椀愀Ⰰ 洀椀挀漀猀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀