25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1355-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

ANÁLISE DO PERFIL DE SENSIBILIDADE ANTIFÚNGICA DE CRYPTOCOCCUS NEOFORMANS NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE MELANINA

Amanda Latercia Tranches Dias (UNIFAL-MG); Cristiane Bigatti Pereira (UNIFAL-MG); Frank Lucarini Bueno (UNIFAL-MG); Antonio Martins de Siqueira (UNIFAL-MG)

Resumo

A criptococose é uma infecção fúngica oportunista causada por Cryptococcus neoformans. A incidência desta infecção entre os pacientes com AIDS está estimada em torno de 5 a 10% no Brasil e nos Estados Unidos. Apesar dos avanços no tratamento das infecções associadas ao HIV, a criptococose ainda é diagnosticada, em taxas elevadas, em regiões subdesenvolvidas do mundo como em algumas regiões da África e da Ásia. O estabelecimento e manutenção da criptococose estão relacionados, dentre outros, a diferentes fatores associados à virulência do fungo. Dentre estes fatores, a produção de melanina é considerada um dos principais e pode estar associada a interferências no perfil de sensibilidade antifúngica, à proteção contra o sistema imunológico do paciente (principalmente contra radicais derivados do oxigênio e fagocitose) e está envolvida na adaptação a condições de estresse ambiental. A relação entre o pigmento melanina e o perfil de sensibilidade de amostras de C. neoformans, aos antifúngicos fluconazol e anfotericina B,  foi avaliada através da metodologia de difusão em disco (M44A, CLSI, 2004) e em fita (Etest) (AB biodisk, Suécia). A adição de melanina na superfície do meio de cultura não alterou os resultados de sensibilidade ao fluconazol; no entanto, foi verificada diminuição do crescimento das amostras na presença de melanina. Para a anfotericina B, a adição de melanina não modificou o perfil de sensibilidade de C. neoformans, mas os valores de CIM mostraram um aumento de 40%, superior a 2 diluições, após 48h, em 90,9% das amostras estudadas, quando comparados aos testes realizados sem adição de melanina. As diferenças entre os valores de CIM para anfotericina B, na ausência e presença de melanina, foram estatisticamente significantes (p< 0,05). Estudos adicionais in vitro e correlações in vivo, com maior número de amostras clínicas e ambientais, são necessários para a confirmação da ação da melanina na resposta antifúngica de C. neoformans.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㌀㔀⸀㐀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀

Palavras-chave: Cryptococcus neoformans, melanina, antifúngicos, virulência

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㌀㔀⸀㐀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀刀夀倀吀伀䌀伀䌀䌀唀匀 一䔀伀䘀伀刀䴀䄀一匀Ⰰ 洀攀氀愀渀椀渀愀Ⰰ 愀渀琀椀昀切渀最椀挀漀猀Ⰰ 瘀椀爀甀氀渀挀椀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀