25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1331-2


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE ISOLADOS CLÍNICOS DE CRYPTOCOCCUS NEOFORMANS PROVENIENTE DE PACIENTES SUBMETIDOS A TRANSPLANTE RENAL.

Alyne M.s. Barbosa Barbosa (UNIFESP); Camila G. Barbosa Barbosa (UNIFESP); Renata C. Pascon Pascon (UNIFESP); Marcelo A. Vallim Vallim (UNIFESP)

Resumo

O patógeno humano Cryptococcus neoformans é uma levedura encapsulada, que se reproduz por brotamento, e acomete pacientes imunocomprometidos, em especial os pacientes com AIDS, pacientes submetidos a transplante e pacientes submetidos a quimiterapia, causando a meningite fúngica, que se não tratada pode levar a morte. A criptococose apresenta um índice alto de mortalidade entre os pacientes submetidos a transplante renal. A capacidade de crescer a 37ºC, presença de cápsula e produção de melanina são definidos com fatores de virulência. Este fungo tem três variedades, 5 sorotipos e 8 genótipos: C. neoformans var. grubii (sorotipo A e genótipo VNI e VNII), C. neoformans var. neoformans (sorotipo D e  genótipos VNI e VNII) e C. neoformans var. gattii (sorotipo B e C e genótipos VGI, VGII, VGII e VGIV) e a forma híbrida diplóide sorotipo AD (genótipo VNII). Possui um sistema de "mating types", envolvendo dois tipos sexuais: MATα e MATa, sendo o MATα e o sorotipo A o mais virulento e com maior prevalência em isolados clínicos e ambientais. Este trabalho tem como objetivo a caracterização molecular de 36 isolados clínicos de C. neoformans provenientes de pacientes submetidos a transplante renal do Hospital de São Paulo (HSP) e Hospital do Rim e Hipertensão (HRH) durante o período de janeiro de 1995 a janeiro de 2007. Foram determinados o tipo sexual e o sorotipo de 36 isolados clínicos utilizando a técnica de PCR, dentre os quais prevaleceu o tipo sexual α e o sorotipo A. Quanto a genotipagem, esta foi feito empregando duas ferramentas 1) PCR seguido da disgetão com enzima de restrição e 2) sequenciamento do locus para o gene da fosfolipase B (PLB-1) alcançando o seguinte resultado: 34 são VNI/VNII, 3 são VGII. Além disso, será traçado um perfil molecular de cada um destes isolados pelo método de RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA) o que possibilitará a melhor caracterização da diversidade genética desta população de isolados.

਀㰀䠀㄀ 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  椀渀  椀渀  瀀琀∀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀㸀㰀䘀伀一吀 猀椀稀攀㴀㌀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀 ⠀倀爀漀挀⸀ 一漀⸀ ㈀  㜀⼀㔀 㔀㌀㘀ⴀ㌀⤀Ⰰ 戀漀氀猀愀 倀䤀䈀䤀䌀⼀䌀一倀焀 瀀愀爀愀 䌀䜀䈀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䠀㄀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀爀礀瀀琀漀挀漀挀挀甀猀 渀攀漀昀漀爀洀愀渀猀Ⰰ 猀漀爀漀琀椀瀀愀最攀洀 洀漀氀攀挀甀氀愀爀Ⰰ 攀瀀椀搀攀洀椀漀氀漀最椀愀 洀漀氀攀挀甀氀愀爀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀