25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1327-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA E ANTI-HELMÍNTICA DE EXTRATOS DE PLANTAS DA AMAZÔNIA.

Luciana Gutterres de Azevedo (UFRGS); Cecilia Veronica Nunez (INPA); Henrique Bunselmeyer Ferreira (UFRGS); Marilene Henning Vainstein (UFRGS)

Resumo

Diversos produtos naturais de plantas são conhecidos por suas atividades antifúngicas, anti-helmíntica, antibacteriana, antitumoral e entre outras. A floresta amazônica possui uma alta diversidade de espécies de plantas, portanto possui um grande potencial para descoberta de novas substâncias farmacológicas. Cryptococcus neoformans é uma levedura basidiomicética e patogênica que provoca uma doença invasiva e potencialmente fatal principalmente em indivíduos imunocomprometidos. O parasita Mesocestoides corti, mesmo não sendo considerada de interesse médico, serve de modelo para o estudo de parasitos de maior relevância em saúde pública, como, por exemplo, Taenia solium e Echinococcus multilocularis. Tendo em vista a necessidade de novas drogas para o tratamento de patologias humanas e/ou de animais domésticos causadas por helmintos ou fungos, o objetivo deste trabalho é realizar a triagem de extratos de plantas da Amazônia em busca de compostos com atividades anti-helmíntica e antifúngica e caracterizar o mecanismo de ação dos compostos ativos. Quarenta e sete extratos já foram testados contra o M. corti e espécies Cryptococcus e para a avaliação dos resultados foram realizadas observações de alterações na mobilidade e morfologia dos tetratirídeos e determinação da concentração mínima inibitória (CMI) dos extratos, respectivamente. Para acessar o efeito do extrato ativo sobre a cápsula e a parede celular de linhagens de C. neoformans e C. gattii , utilizamos a coloração com nanquim e calcofluor white respectivamente, avaliação da morfologia por microscopia e registro por captura de imagens digitalizadas. Apenas dois extratos das plantas Minquartia guianensis (MG) e Campsiandra comosa (CC) foram ativos contra espécies Cryptococcus, sendo que a CMI do extrato MG variou de 0,97 – 7,81 µg/mL e do extrato CC variou de 1,95 – 15,69 µg/mL entre as linhagens. Nos resultados da microscopia nenhuma ação do extrato MG foi observada sobre a morfologia da cápsula ou parede celular. Os extratos avaliados não demonstraram qualquer atividade tóxica para tetratirídeos em relação ao controle negativo. Estes resultados indicam uma alta atividade antifúngica para dois dos extratos de plantas, considerando que se tratam de extratos brutos. Estes dados permitem a continuidade da investigação da ação farmacológica dos extratos ativos e a busca por outros extratos ativos.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䨀唀匀吀䤀䘀夀㨀 椀渀琀攀爀ⴀ椀搀攀漀最爀愀瀀栀㬀 䈀䄀䌀䬀䜀刀伀唀一䐀㨀 眀栀椀琀攀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㠀瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀䄀瀀漀椀漀⼀匀甀瀀漀爀琀攀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀☀渀戀猀瀀㬀䌀一倀焀 㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 ⌀㄀㌀㄀㌀㄀㌀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀爀礀瀀琀漀挀漀挀挀甀猀 猀瀀⸀Ⰰ 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀渀琀椀昀切渀最椀挀愀Ⰰ 瀀氀愀渀琀愀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀