25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1301-1


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

ELABORAÇÃO DE FERMENTADO DE CAJÁ UTILIZANDO LEVEDURA IMOBILIZADA

Mara Elisa Soares de Oliveira (UFLA); Disney Ribeiro Dias (UNILAVRAS); Lívia Teixeira Valarelli (UFLA); Carolina Figueiredo Collela (UFLA); Rosane Freitas Schwan (UFLA)

Resumo

O cajá (Spondias mombin L.) é uma das mais populares frutas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Geralmente a sua utilização é destinada a produção de polpas congeladas. A utilização de células imobilizadas na elaboração de bebidas fermentadas é uma inovação tecnológica que vem sendo empregada com sucesso na elaboração de bebidas como vinhos e cervejas. Levando-se em conta que o processo de fermentação é um meio de aproveitamento e estocagem de frutos tropicais e que qualquer fruta com alto teor de açúcar pode ser transformada em bebida alcoólica fermentada, objetivou-se elaborar bebida alcoólica fermentada a partir de polpa de cajá empregando células imobilizadas de Saccharomyces cerevisiae. A polpa de cajá foi diluída em água na proporção de 1:1 e chaptalizada a 20°Brix. Foi utilizado SO2 como agente inibidor do crescimento bacteriano e como antioxidante. Quatro litros de mosto foram inoculados com a levedura Saccharomyces cerevisiae CAT1 imobilizada em bioesferas de alginato de sódio. A fermentação foi conduzida em batelada simples e acompanhada diariamente monitorando-se a acidez titulável, pH, células viáveis em suspensão e sólidos solúveis (oBRIX). A população de células viáveis ficou em torno de 7 Log (cel/ml) até o final do processo. O termino da fermentação ocorreu após 112h quando o oBRIX se estabilizou em 5,4. Após a fermentação a bebida foi recolhida e armazenada a 8oC. A bebida obtida apresentou sabor e aroma agradáveis, característico do fruto, pH 2,5 e acidez de 0,56 % de ácido cítrico. As células imobilizadas em bioesferas de alginato de sódio foram facilmente recuperadas. Foi possível a elaboração da bebida fermentada utilizando polpa de cajá, empregando células de Saccharomyces cerevisiae CAT 1, imobilizadas em alginato de sódio.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀㨀 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀Ⰰ䌀䄀倀䔀匀㬀䌀一倀焀⸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀攀爀爀愀搀漀Ⰰ 䘀攀爀洀攀渀琀愀漀 愀氀挀漀氀椀挀愀Ⰰ 䤀洀漀戀椀氀椀稀愀漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 匀愀挀挀栀愀爀漀洀礀挀攀猀 挀攀爀攀瘀椀猀椀愀攀Ⰰ 匀瀀漀渀搀椀愀猀 洀漀洀戀椀渀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀