25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1265-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS REDUTORAS DE SULFATO EM SALIVA HUMANA

Fabiano Luiz Heggendorn (UFF); Márcia Tereza S. Lutterbach (INT); Lúcio de Souza Gonçalves (UFF); Eliane Pedra Dias (UFF)

Resumo

As Bactérias Redutora de Sulfato (BRS), em especial do gênero Desulfovibrio, podem ser encontradas normalmente formando parte da microbiota intestinal de adultos saudáveis, podendo também estar associadas a doenças inflamatórias de intestino e raros casos de septsemias. O sulfeto, liberado como produto metabólico final pelas BRS, é apontado como uma das causas da colite ulcerativa e do câncer coloretal. Na cavidade oral, as BRS podem ser encontradas em diversos sítios, como a mucosa oral, a língua e o biofilme supra e subgengival, fazendo parte da microflora oral normal e participando de doenças periodontais. O presente estudo tem como objetivo avaliar a presença de BRS na saliva humana.  As amostras de saliva foram colhidas de 38 pacientes e inoculadas, um volume de 0,2 ml, em meio de cultura Postgate E modificado. Após o período de incubação de 28 dias a 30°C, a presença de BRS foi verificada através de evidenciação de produção de sulfeto pelos microrganismos. Uma das amostras positivas foi escolhida aleatoriamente a fim de se obter uma cultura pura, para posterior identificação por biologia molecular. Procedeu se a extração do DNA da bactéria e amplificação através da reação em cadeia polimerase (PCR). A obtenção do seqüenciamento genético amplificado foi realizada na Universidade de São Paulo (USP). Com este resultado foi identificada a espécie de BRS com o programa computacional BLAST (Basic Local Alignment Search Tool). Das 38 amostras de saliva coletadas 12 foram positivas a presença de BRS, sendo uma das amostras analisada identificada como Desulfovibrio fairfieldensis. Os resultados demonstram que estes microrganismos estão presentes na saliva de humanos sadios, sendo esta presença um alerta para possíveis doenças periodontais, seja pela sua presença ou por alterações de equilíbrio na microflora oral.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀䄀最渀挀椀愀 搀攀 昀漀洀攀渀琀漀㴀 䌀䄀倀倀䔀匀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀愀挀琀爀椀愀猀 刀攀搀甀琀漀爀愀猀 搀攀 匀甀氀昀愀琀漀Ⰰ 䐀攀猀甀氀昀漀瘀椀戀爀椀漀Ⰰ 䴀椀挀爀漀昀氀漀爀愀 漀爀愀氀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀