25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1264-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

SUSCEPTIBILIDADE ANTIMICROBIANA DE AMOSTRAS DE SHIGELLA SP. ISOLADAS NO ESTADO DO PARÁ NO PERÍODO DE 1979 A 2009.

Flávia Corrêa Bastos (IEC); Marluísa de Oliveira Guimarães Ishak (UFPA); Maria Luíza Lopes (IEC); Edvaldo Carlos Brito Loureiro (IEC)

Resumo

Introdução: Shigella sp. é um bacilo Gram-negativo, anaeróbio facultativo, não móvel e não esporulado, pertencente à família Enterobacteriaceae. Este enteropatógeno é responsável pela shigelose ou disenteria bacilar, importante causa de morbi-mortalidade em crianças menores de 05 anos em países subdesenvolvidos. Esta infecção pode variar desde uma diarréia aquosa autolimitada a uma severa disenteria mucosanguinolenta. Amostras de Shigella sp. resistentes a antimicrobianos comumente usados, têm emergido recentemente, reduzindo drasticamente as possibilidades terapêuticas. Objetivo: Analisar a distribuição de sorogrupos e a susceptibilidade antimicrobiana de amostras de Shigella sp. isoladas no Estado do Pará, no período de 1979 a 2009. Materiais e Métodos: Entre as amostras de Shigella sp. isoladas no Laboratório de Enteroinfecções Bacterianas do Instituto Evandro Chagas a partir de coprocultivos de pacientes com diarréia, oriundos de diferentes municípios do Estado do Pará, durante o período já citado, 123 foram analisadas. Para o isolamento das bactérias, foram utilizados meios seletivos e indicadores e de triagem. A caracterização bioquímica foi realizada por métodos padrões. Os sorogrupos das amostras foram confirmados por soroaglutinação em lâmina com antisoros comerciais e para o teste de susceptibilidade antimicrobiana foi realizado por técnica automatizada (VITEK 2/Biomérieux). As amostras foram testadas com os seguintes antimicrobianos: ácido nalidíxico, ampicilina, amoxilina, cefalotina, cefazolina, cefoxitina, cefpodoxima, ceftazidima, ceftriaxona, cefuroxima, cefuroxima axetil, ciprofloxacina, gentamicina, levofloxacina, nitrofurantoína, norfloxacina, ticarcilina, ticarcilina/ácido clavulânico, tetraciclina, trimetoprim/sulfametoxazol e tobramicina. Resultados: Entre as 123 amostras de Shigella analisadas, 82 (66%) foram identificadas como S. flexneri, 40 (32%) como S. sonnei e 01 (0,8%) como S. boydii, independentemente do período de isolamento, da procedência e da idade dos pacientes. S. dysenteriae não foi identificada entre as amostras analisadas. A idade média dos pacientes com registro deste dado foi de 19 anos, sendo que o grupo etário de 0 a 05 anos apresentou 45% das infecções, das quais 63% (32/51) casos de S. flexneri e 37% (19/51) de S. sonnei. A maior resistência foi encontrada para cefalotina, cefazolina, cefuroxima, cefuroxima axetil (98%), seguida de gentamicina, tobramicina (97%) e tetraciclina (92%). Entre os isolados, 112 apresentaram multiresistência (resistência a pelo menos 02 antimicrobianos). Todas as amostras apresentaram susceptibilidade aos seguintes antimicrobianos: ácido nalidíxico, cefpodoxima, ceftazidima, ceftriaxona, ciprofloxacina, levofloxacina, norfloxacina e nitrofurantoína. Conclusão: Ressalta-se a maior freqüência de S. flexneri em relação aos demais sorogrupos e uma freqüência expressiva de amostras multiresistentes.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀 ㄀ 瀀琀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀䌀愀氀椀戀爀椀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀渀琀椀洀椀挀爀漀戀椀愀渀漀猀Ⰰ 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 匀栀椀最攀氀氀愀Ⰰ 匀漀爀漀最爀甀瀀漀猀Ⰰ 匀甀猀挀攀瀀琀椀戀椀氀椀搀愀搀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀