25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1230-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

ANÁLISE DA DIVERSIDADE PRESENTE EM RÚMEN DE CAPRINOS DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO

Isabel de Souza da Cunha (UCB); Ohana Yonara de A Costa (UCB); Thaís de Oliveira Lemos (UCB); Cristine Chaves Barreto (UCB); Ricardo Henrique Krüger (UNB); Betania Ferraz Quirino (EMBRAPA)

Resumo

O rúmen é um complexo ecossistema que abrange uma rica comunidade microbiana. Os ruminantes possuem um potente sistema de fermentação de fibras devido, principalmente, à presença de organismo anaeróbios obrigatórios e produtores de metabólicos de origem microbiana. A clonagem e sequenciamento do gene 16S rDNA é considerado o método mais poderoso para exploração da diversidade microbiana em amostras naturais. No entanto, essa abordagem ainda não foi aplicada para uma avaliação detalhada da diversidade da comunidade microbiana no ecossistema rúmen de caprinos brasileiros. O objetivo desse trabalho foi a caracterização molecular da comunidade procarionte presente no rúmen de caprinos do semi-árido nordestino da raça brasileira Moxotó. O DNA total foi extraido das frações sólida e líquida do rúmen, após a quantificação em gel foi amplificado por PCR o gene que codifica para 16S rDNA, utilizando-se os primers 1492R e 27F, para o domínio Bacteria, e os primers 109F e 915R, para o domínio Archaea. Aproximadamente 200 sequências não quiméricas e >400pb foram obtidas para cada biblioteca do domínio Bacteria e 80 sequências para cada biblioteca do domínio Archaea. A curva de rarefação de Bacteria atingiu o platô para 0.03 em todas as bibliotecas indicando que o esforço amostral foi suficiente para cobrir a diversidade. As bibliotecas do domínio Bacteria mostraram que as sequências estão distruídas em 5 Divisões: Bacteroidetes, Firmicutes, TM7, Verrucomicrobia, Actinobacteria além de bactérias não classificadas que representam 27.5% na fração sólida e 15% na fração líquida. As classes predominantes Clostridia e Bacteroidetes com 34% e 23% na fração sólida e 52% e 30% na fração líquida respectivamente, são bactérias conhecidas por representar um papel importante na degradação de fibras em outros ruminantes. Dentro do domínio Archaea, apenas o filo Euryarcheota foi encontrado em ambas as frações, sendo sequências pertencentes à classe Methanobacteria, especialmente archaeas metanogênicas dos gêneros Methanobrevibacter e  Methanosphaera. Na amostra estudada foi identificado um grupo se sequências de Archaea ainda não encontrado em rúmen de outros animais. O número relativamente alto de sequências pertencentes a Bacteria ainda não classificadas e um novo grupo de Archaea, demonstra que a microbiota do rúmen de caprinos brasileiros é ainda pouco conhecida.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀䔀䴀㸀㰀⼀䔀䴀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀刀切洀攀渀Ⰰ 匀攀洀椀ⴀ爀椀搀漀Ⰰ 䄀爀挀栀愀攀愀Ⰰ 䈀愀挀琀爀椀愀Ⰰ ㄀㘀匀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀