25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1198-1


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

AN¨¢LISE DA EXPRESSÃO DOS GENES CRY1AB E CRY1AC DE BACILLUS THURINGIENSIS POR QPCR TEMPO REAL.

Camila Chiaradia Davolos (UNESP-FCAV); Jackson Antonio Marcondes de Souza (UNESP-FCAV); Ana Maria Guidelli Thuler (UNESP-FCAV); Odair Aparecido Fernandes (UNESP-FCAV); André Ballerini Horta (UNESP-FCAV); Eliane Cristina Cunha Alves (UNESP-FCAV); Manoel Victor Franco Lemos (UNESP-FCAV)

Resumo

A técnica de PCR tempo real é uma opção bastante atraente no contexto do controle biológico de pragas, pois possibilita o monitoramento da quantificação da expressão de genes cry de B. thuringiensis e a associação desta expressão à mortalidade de larvas de pragas agrícolas. Sendo assim, a expressão dos genes cry1Ab e cry1Ac por qPCR (PCR quantitativo) tempo real foi realizada para 15 isolados e três linhagens padrão de B. thuringiensis com o objetivo de associar a taxa de expressão destes genes à mortalidade de larvas de duas populações de Spodoptera frugiperda, sendo uma de laboratório e outra proveniente de uma plantação de milho (população de campo). Para tanto o RNA total dos isolados e das linhagens padrão foram extraídos em dois diferentes tempos de cultivo e, em seguida, transformados em cDNA. As amostras de cDNA foram amplificadas com o fluoróforo TaqMan® por qPCR tempo real para o gene endógeno fabI e genes alvos cry1Ab e cry1Ac. Os valores Ct obtidos foram analisados no programa RQ Study pela equação 2-ΔΔCt. A expressão do gene cry1Ab, não foi constatada em nenhum isolado nas condições analisadas, no entanto, foi detectada expressão para os dois padrões testados, sendo a taxa de expressão da linhagem var. tolworthi da ordem de 1,97 e da linhagem var. kurstaki HD1 de apenas 0,6. Para o gene cry1Ac todos os isolados apresentaram taxa de expressão em pelo menos um horário de isolamento, com variação de  -0,44 à 4,56 e para a linhagem var. kurstaki HD73 a taxa de expressão foi da ordem de 4,39 e para a var. kurstaki HD1 não foi detectado expressão deste gene nas condições testadas. Os resultados de expressão foram associados ao potencial de controle das larvas de S. frugiperda das duas populações testadas, sendo que os elevados níveis de expressão do gene cry1Ac foram associados diretamente a elevado potencial de controle da população de laboratório. Diante desses resultados, verificamos que o controle das larvas está diretamente ligado à taxa de expressão de genes cry1, e que apenas a detecção desse gene não é indicativo de que a utilização de um isolado que o contém resultará num controle eficiente da praga. Dessa forma ressaltamos a importância do estudo da expressão de genes cry para o controle de diferentes pragas, com o intuito de contornar possíveis resistências de insetos-praga às proteínas Cry com o advento das plantas transgênicas.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䔀一ⴀ唀匀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀䄀瀀漀椀漀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀吀愀焀 䴀愀渀☀爀攀最㬀Ⰰ 洀ꠀꘀ琀漀搀漀 ㈀ⴀꘀꐀꘀꐀ䌀琀Ⰰ 琀愀砀愀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀☀愀琀椀氀搀攀㬀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀漀氀攀 戀椀漀氀ꠀ글最椀挀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀