25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1192-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

ENTEROPATÓGENOS ASSOCIADOS COM DOENÇA DIARRÉICA AGUDA NO MUNICÍPIO DE JURUTI, PARÁ, BRASIL

Eveline Bezerra (IEC); Monica Cristina Moraes (IEC); Cintya Oliveira (IEC); Daniela Cristiane Rocha (IEC); Edvaldo Carlos Loureiro (IEC)

Resumo

Introdução: As doenças diarréicas agudas são responsáveis por elevados índices de mortalidade em países em desenvolvimento, em sua maioria acometendo crianças menores de 5 anos de idade, e constituem importante problema em saúde pública.  Objetivos: Descrever a ocorrência de enteropatógenos bacterianos, parasitários e virais nas diarréias agudas no município de Juruti, Pará, Brasil. Materiais e Métodos: Foram analisadas 175 amostras de fezes (122 diarréicas e 53 controles) de pacientes atendidos em Unidades de Saúde Pública, no período de fevereiro a junho de 2008, residentes no município de Juruti. Para o isolamento das bactérias enteropatogênicas utilizou-se meios seletivos indicadores e enriquecimento. A caracterização bioquímica foi realizada utilizando os Sistemas API-20E e Vitek II (bioMérieux). Na caracterização sorológica de Shigella spp e Salmonella spp utilizou-se antisoros polivalentes e monovalentes específicos. A pesquisa de Campylobacter spp e Rotavírus foi executada pelo ensaio imunoenzimático (ELISA), nas amostras de fezes. O exame parasitológico foi procedido sob microscopia de luz para pesquisa de formas evolutivas de protozoários e helmintos, utilizando os métodos diretos (salina/Lugol) e sedimentação espontânea. Resultados: Dentre os 122 casos de diarréia aguda, 32,8% apresentaram bactérias enteropatogênicas, representado por 23,8% de Shigella (S. flexneri, 20; S. sonnei, 9), 6,6% de Campylobacter jejuni/coli, 0,8% de Salmonella spp e 1,6% de Aeromonas spp, 4,0% para Rotavírus, além de 73 % de protozoários e 9,8 % de helmintos, entre os quais destacam-se Entamoeba histolytica/E. dispar  (30,3%), Giardia lamblia (5,7 %) e 3,3% de A. lumbricóides. Ressaltam-se os casos de associações entre Shigella e Campylobacter (1) e Shigella com Rotavírus (1). No grupo controle obteve-se um caso de Campylobacter spp e um caso de Rotavírus. Entre os pacientes com diarréia aguda, 44,3% situavam-se abaixo de 10 anos de idade, sendo que as faixas etárias mais frequentes eram de 1 a 4 anos (32,8%) e de 5 a 10 anos (11,5%) e quanto ao sexo, o feminino (55,7%) foi ligeiramente superior ao masculino (44,3%). Nenhum caso de Salmonella Typhi e Vibrio cholerae foi encontrado. Até o presente, não foi possível pesquisar Escherichia coli diarreiogênicas pela Multiplex PCR. Conclusão: Os resultados encontrados fornecem subsídios importantes para a vigilância epidemiológica e ambiental demonstrando que a população se encontra sob potencial risco de desenvolver doença diarréica por bactérias, vírus e parasitas.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀䈀漀搀礀吀攀砀琀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 琀愀戀ⴀ猀琀漀瀀猀㨀 ㌀㔀⸀㐀㔀瀀琀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 爀攀搀∀㸀䤀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 䘀漀洀攀渀琀漀㨀 㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䌀伀䰀伀刀㨀 爀攀搀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀Ⰰ✀猀攀爀椀昀✀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀䄀䰀䌀伀䄀⼀伀䴀一䤀㬀 䌀一倀焀㬀 䤀䔀䌀⼀匀嘀匀ⴀ䴀匀⸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䔀一吀䔀刀伀倀䄀吀팀䜀䔀一伀匀Ⰰ 䐀䤀䄀刀刀준䤀䄀 䄀䜀唀䐀䄀Ⰰ 䨀唀刀唀吀䤀Ⰰ 倀䄀刀섀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀