25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1187-2


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

DIVERSIDADE DE MICROFUNGOS ASSOCIADOS A BIOFILMES E CORROSÃO DE TORRES DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA

Lara Durães Sette (DRM-CPQBA/UNICAMP); Michel Rodrigo Zambrano Passarini (DRM-CPQBA/UNICAMP); Rebeca Rocha Leal (DRM-CPQBA/UNICAMP); Karen Christina Marques Simioni (DRM-CPQBA/UNICAMP); Andre Rodrigues (CEIS-UNESP); Bruna R Brito (CEIS-UNESP); Adriano Jorge da Rocha (Bandeirante); Fernando C Pagnocca (CEIS-UNESP)

Resumo

Pesquisas realizadas com amostras de materiais metálicos contendo corrosão mediada por microrganismos (MIC) são direcionadas, na maior parte, ao estudo das bactérias. Poucos estudos focam o papel dos microfungos (leveduras e fungos filamentosos) na corrosão de metais, pois estes microrganismos também são capazes de aderir e formar biofilmes na superfície de estruturas metálicas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a diversidade de microfungos associados a torres de transmissão de energia que apresentavam sinais de corrosão e/ou desenvolvimento de biofilme. Quatro amostras de torres de transmissão com tais características foram utilizadas no estudo. Primeiramente, foi realizado um enriquecimento destas amostras em frascos contendo água peptonada, sendo esta suspensão inoculada em três meios de cultivo: Extrato de malte/soja, Meio oligotrófico e Sabouraud em pH 4 e 7. Os isolados foram identificados por meio de métodos taxonômicos convencionais (análises macro e microscópicas) e moleculares (sequenciamento de rDNA e análises filogenéticas). Foram recuperados das amostras e identificados 10 isolados de fungos filamentosos e 32 isolados de leveduras. Os gêneros representativos de fungos filamentosos compreendem: Alternaria, Aspergillus, Chaetomium, Fusarium, Paecilomyces, Penicillium e Trichoderma; já, os gêneros representivos de leveduras foram: Candida,, Cryptococcus, Debaryomyces, Exophiala e Pichia. Fungos dos gêneros Aspergillus, Fusarium, Paecilomyces e Trichoderma bem como leveduras dos gêneros Candida, Cryptococcus e Debaryomyces foram encontradas em diferentes amostras. Os resultados obtidos no presente trabalho podem contribuir para um melhor conhecimento sobre o papel dos microfungos na corrosão de estruturas metálicas. Em adição, considerando que fungos de interesse médico foram recuperados das amostras estudadas, o controle da formação de biofilmes nas superfícies das torres de transmissão deve ser de interesse não apenas pelos prejuízos econômicos relacionados à manutenção das estruturas metálicas, mas também devido ao fato de que estes microrganismos podem representar uma fonte de contaminação e proliferação de espécies infecciosas. Neste sentido, biocidas específicos serão testados em estudos futuros visando controlar o desenvolvimento dos microfungos nas estruturas metálicas das torres de transmissão.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䈀愀渀搀攀椀爀愀渀琀攀 䔀渀攀爀最椀愀 匀⼀䄀 攀 䘀愀瀀攀猀瀀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 洀椀挀爀漀昀甀渀最漀猀Ⰰ 吀漀爀爀攀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀Ⰰ 䌀漀爀爀漀猀漀 瀀漀爀 洀椀挀爀漀爀最愀渀椀猀洀漀猀Ⰰ 䈀椀漀昀椀氀洀攀猀Ⰰ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 洀攀琀氀椀挀愀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀