25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1140-2


Área: Micobacteriologa ( Divisão C )

PADRÃO DE EXPRESSÃO DOS ANTÍGENOS ABH EM BIÓPSIAS DE PELE INFECTADAS POR MYCOBACTERIUM LEPRAE

Rosane do Socorro Pompeu de Loiola (LACEN-Pa); Ana Thais Machado Moutinho (UFPA); Delia Cristina Figueira Aguiar (UFPA); Suzanne Roberta Cardoso Fernandes (UFPA); Charliana Aragão Damasceno (UFPA); Ermelinda do Rosário Moutinho da Cruz (LACEN-Pa); Tereza Cristina de Oliveira Corvelo (UFPA)

Resumo

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium leprae, a infecção atinge a pele e os nervos levando a incapacidade física e social quanto mais tardio for seu diagnóstico e tratamento. Sendo assim, é necessário buscar informações que identifiquem indivíduos com maior predisposição e/ou riscos de complicações para esta enfermidade. Neste sentido, avaliar as possíveis relações entre marcadores genéticos do hospedeiro, como os histoantígenos ABH, contribuirá para o entendimento da patogênese da doença e com possibilidades de aplicação no controle epidemiológico. Vários estudos têm demonstrado associação destes antígenos em pacientes com M. leprae. Estes antígenos não se expressam somente ao nível eritrocitário, mas também em todos os tecidos de origem ecto e endodermal, como mucosas e pele, provavelmente envolvidos nos processos de comunicação e reconhecimento celular. Desta forma, um estudo que avalie o papel biológico dos antígenos de grupo sanguíneo ABH foi realizado envolvendo 33 biópsias de pele classificadas de acordo com os critérios de Ridley e Jopling, sendo 11 com forma tuberculóide (MHT), 11 com a forma dimorfa tuberculóide (MHDT), 11 com a forma indeterminada (MHI) e 11 casos controles (sem lepra). A expressão dos antígenos A, B e H foi analisada por imunohistoquímica indireta. Entre os casos, 18 eram do sexo feminino e 15 masculino com média de idade de 28 anos. Em relação ao tipo sanguíneo 70% eram do grupo O, 24% do grupo A, e 1% dos grupos B e AB. Na caracterização tecidual foi observada uma perda acentuada do antígeno H e/ou A na lesão independentemente da forma de hanseníase. Ao mesmo tempo, quando se comparou o padrão de expressão antigênica na área de lesão entre as formas de hanseníase, verificou-se que no tipo MHDT ocorreu uma perda significativa destes antígenos em relação as formas MHI e MHT. Estudos têm demonstrado que durante processos inflamatórios a regulação de genes relacionados à síntese de estruturas glicosiladas pode ser alterada, o que poderia justificar a perda dos antígenos do sistema ABH na pele dos indivíduos infectados pelo M. leprae.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㄀㔀─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䔀一ⴀ唀匀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 䌀愀氀椀戀爀椀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀䄀瀀漀椀漀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 㰀䘀伀一吀 挀漀氀漀爀㴀⌀㄀㤀㐀挀㠀㤀 昀愀挀攀㴀∀䌀攀渀琀甀爀礀 䜀漀琀栀椀挀∀㸀㰀䘀伀一吀 挀漀氀漀爀㴀⌀㄀㤀㐀挀㠀㤀 昀愀挀攀㴀∀䌀攀渀琀甀爀礀 䜀漀琀栀椀挀∀㸀䔀搀椀琀愀氀 䴀䌀吀⼀䌀一倀焀⼀䌀吀ⴀ匀愀切搀攀⼀䴀匀⼀匀䌀吀䤀䔀⼀䐀䔀䌀䤀吀 一먀  ㌀㐀⼀㈀  㠀㰀⼀倀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䜀爀甀瀀漀 猀愀渀最甀渀攀漀 䄀䈀伀Ⰰ 䴀礀挀漀戀愀挀琀攀爀椀甀洀 氀攀瀀爀愀攀Ⰰ 䠀愀渀猀攀渀愀猀攀Ⰰ 䤀洀甀渀漀栀椀猀琀漀焀甀洀椀挀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀