25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1135-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

IDENTIFICAÇÃO COMPARATIVA DE ESPÉCIES DO GÊNERO CANDIDA POR PCR MULTIPLEX E POR MÉTODOS CONVENCIONAIS

Milena Batista Oliveira (UFMG); Haleta Evangelista Lima Lemos (UFMG); Cleide Viviane Buzanello Martins (UNIOESP); Danielle Letícia Silva (UFMG); Karina Silveira Monteiro (UFMG); Rodrigo Sanderson Viana (UFMG); Amanda Cristina F Rodrigues (PUC-MG); Thais F F Magalhães (UFMG); Fátima Soares Motta Noronha (UFMG); Maria Aparecida Resende (UFMG)

Resumo

Várias espécies do gênero Candida fazem parte da microbiota vaginal e oral. Estes microrganismos podem tornar-se patógenos oportunistas quando fatores locais ou sistêmicos interrompem o equilíbrio da microbiota normal. Desses, C. albicans é o mais freqüentemente encontrado, porém a incidência de espécies não-albicans vem aumentando progressivamente. Diante da variabilidade comportamental destas espécies faz-se necessário o desenvolvimento de métodos rápidos e sensíveis para uma adequada identificação. Este trabalho descreve a identificação de 08 espécies do gênero Candida da mucosa bucal e vaginal de mulheres provenientes de Bom Sucesso, MG. As leveduras foram isoladas em Ágar Sabouraud com cloranfenicol e foram identificadas por métodos fenotípicos, microcultivo e crescimento em CHROMagar Candida, paralelamente a uma PCR Multiplex. Esta PCR baseia-se na amplificação de dois fragmentos da região ITS1 e ITS2 pela combinação de 02 primers leveduras-específicos com 08 primers espécie-específicos. Amostras ATCC foram utilizadas como controle. Foram obtidos 205 isolados clínicos da boca e vagina das pacientes. Os resultados da PCR foram utilizados como referência para comparação com os outros métodos. A PCR identificou 140 (68,29%) isolados de C. albicans, 15 (7,33%) de C. glabrata, 14 (6,82%) de C. tropicalis, 11 (5,37%) de C. dubliniensis, 10 (4,88%) de C. parapsilosis, 09 (4,39%) de C. krusei, 05 (2,43%) de C. guilliermondii e 01 (0,49%) de C. lusitaniae. Houve equivalência de 87,31% dos resultados do microcultivo e 77,56% do cultivo em CHROMagar. Todos os isolados de C. dubliniensis e C. lusitaniae foram classificados como C. albicans no microcultivo e produziram colônias verdes no CHROMagar. Dentre os 28 isolados de cor rosa, sugestivos de C. krusei, 18 (64,29%) eram pertencentes a espécies como C. guilliermondii, C. parapsilosis e C. glabrata. A PCR Multiplex é um método capaz de distinguir com eficiência as 08 espécies do gênero Candida, podendo vir a ser um procedimento para o diagnóstico das infecções causadas por Candida spp. O microcultivo se mostrou uma boa técnica para identificação dessas espécies exceto para C. dubliniensis. O CHROMagar Candida deve ser utilizado com cautela na identificação presuntiva das espécies de Candida spp., uma vez que a maioria das espécies não-albicans produzem colônias brancas ou rosas.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀 ㄀ 瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀Ⰰ✀猀攀爀椀昀✀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䌀一倀焀㬀 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀愀渀搀椀搀愀 猀瀀瀀Ⰰ 䌀愀渀搀椀搀椀愀猀攀Ⰰ 倀䌀刀 洀甀氀琀椀瀀氀攀砀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀