25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1127-3


Área: Micobacteriologa ( Divisão C )

IDENTIFICAÇÃO DE MICOBACTÉRIAS ATRAVÉS DO SEQUENCIAMENTO DO GENE HSP 65.

Jesus Pais Ramos (CRPHF/ENSP/Fiocruz); Carlos Eduardo Dias Campos (CRPHF/ENSP/Fiocruz); Paulo Cesar de Souza Caldas (CRPHF/ENSP/Fiocruz); Luciana Distásio de Carvalho (CRPHF/ENSP/Fiocruz); Angela Maria Werneck Barreto (CRPHF/ENSP/Fiocruz)

Resumo

O Laboratório. de Bacteriologia da Tuberculose do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ ENSP - FIOCRUZ tem um serviço rotineiro de identificação de Micobactérias a partir de caracteres fenotípicos e alguns métodos moleculares (sondas e PRA – PCR - Restriction enzyme analysis). Essas metodologias nem sempre permitem uma identificação rápida e inequívoca no nível de espécie. Propomos a análise da região hsp65 de cepas oriundas do Centro de Referência, para delinear estratégias de identificação de micobactérias e realizar levantamento molecular de espécies de micobactérias "não tuberculosas" (MNT).Cerca de 100ng de ADN de cada cepa analisada foi adicionado a um microtubo contendo 50 µl do Mix de PCR: 50 mM KCl, 10 mM Tris HCl [pH 8.3], 1,5 mM MgCl2, 10% glycerol, 200 mM de cada dNTP, 25 pmol de cada iniciador Tb11 e Tb12 e 1U da Taq polimerase. Cada microtubo foi colocado em um Termociclador programado com os seguintes ciclos: 95°C por 5 min. Depois, 45 ciclos de amplificação a 94°C ,1 min. , 60°C 1 min. , 72°C, 1 min, seguida por outra a 72°C, 10 min. Os produtos de PCR foram submetidos a separação eletroforética em gel de Agarose a 2% e purificados utilizando colunas ILLustra GFX PCR DNA and Gel Band Purification Kit (GE healtcare), segundo as condições fornecidas pelo fabricante. As reações de sequenciamento foram realizadas utilizando o kit de sequenciamento big dye terminator v3.1 (applied biosystems), seguindo as condições recomendadas pelo fabricante. Depois, as amostras foram precipitadas com isopropanol, ressuspendidas em 10 µL de formamida HI DI e submetidas à eletroforese no sequenciador 3130 (applied biosystems). Os dados fornecidos foram analisados comparando as sequências obtidas com outras existentes nos banco de dados: BLAST (http://blast.ncbi.nlm.nih.gov/Blast.cgi). Dos 42 isolados utilizados, foi possível a identificação inequívoca de 54.14%, sendo mais da metade destes com 100% de identidade. Dente os não identificados 6 isolados mostraram níveis de identidade abaixo de 97%, quando comparadas com sequências disponíveis no BLAST.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀䘀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 㨀 䌀刀倀䠀䘀⼀䔀一匀倀⼀䘀椀漀挀爀甀稀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 猀攀焀甀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀椀挀漀戀愀挀琀爀椀愀猀 渀漀 琀甀戀攀爀挀甀氀漀猀愀猀Ⰰ 栀猀瀀 㘀㔀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀