25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1118-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

FORMAÇÃO DE BIOFILME POR ASPERGILLUS SP E FUSARIUM SP ISOLADOS DE ÁGUAS DE EQUIPOS ODONTOLÓGICOS

Rafael Aparecido Santos (UNIFRAN); Amir Horiquini (UNIFRAN); Regina Helena Pires (UNESP); Maria José Mendes-giannini (UNESP); Tatiane Carvalho (UNIFRAN); José Eduardo Zaia (UNIFRAN); Carlos Henrique Martins (UNIFRAN)

Resumo

A incidência de doença fúngica invasiva, predominantemente entre imunocomprometidos, a resistência às drogas antifúngicas e a falta de testes diagnósticos específicos demandam maior interesse na patogênese desses agentes, uma vez que a severidade e o aumento da incidência de infecções por Aspergillus sp e Fusarium sp priorizam melhor entendimento na interrelação hospedeiro e fungo. Simultaneamente, o encontro de microrganismos oportunistas em águas utilizadas em odontologia possibilitou a associação dos aerossóis gerados nos consultórios como fonte potencial de transmissão desses. O crescimento microbiano na forma de biofilmes é favorecida nos equipos devido à estagnação da água no circuito hídrico e uso de componentes plásticos. Assim, o objetivo desse estudo foi reportar a capacidade de formação de biofilme de isolados de Aspergillus sp (23) e Fusarium sp (28). A amostragem foi obtida de águas utilizadas para abastecimento de cadeiras odontológicas totalizando 240 amostras em cinco pontos especificos: seringa tríplice, alta rotação, reservatório individual e central. O crescimento dos biofilmes (10 replicatas) foi determinado por método visual e espectrofotométrico com ensaio de redução usando-se o 2,3-bis(2-methoxy-4-nitro-5-sulfo-phenyl)-2H-tetrazolium-5-carboxanilide (XTT) em placas de microtitulação. Ensaiou-se, inicialmente, por período de 72 horas, a variabilidade entre os biofilmes formados pelos diversos isolados em poços independentes, medindo-se a densidade ótica de cada poço a 490 nm (1,38±0,51 para Fusarium sp e 1,30±0,36 para Aspergillus sp). Entre os fungos capazes de crescer em modo de biofilme, isolados representativos foram selecionados (8 para cada gênero) para ensaios de cinética nos tempos 2, 4, 6, 8, 10, 24, 48 e 72 horas (5 replicatas) demonstrando que o aumento da leitura colorimétrica correspondia ao aumento da densidade celular (maturação) confirmada por microscopia no final de 72 horas. Conclui-se que a qualidade da água do equipo pode estar comprometida, pois os isolados de Aspergillus sp e Fusarium sp são capazes de crescer no modo biofilme.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 渀漀爀洀愀氀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀䌀愀氀椀戀爀椀㸀䘀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀Ⰰ 唀一䤀䘀刀䄀一㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀椀漀昀椀氀洀攀Ⰰ 䘀甀猀愀爀椀甀洀Ⰰ 䄀猀瀀攀爀最椀氀氀甀猀Ⰰ 䔀焀甀椀瀀漀 漀搀漀渀琀漀氀最椀挀漀Ⰰ 섀最甀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀