25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1095-2


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

SUSCEPTIBILIDADE DE ISOLADOS BRASILEIROS DE BRUCELLA ABORTUS A CIPROFLOXACINA, DOXICICLINA, OFLOXACINA E RIFAMPICINA

Rebeca Barbosa Pauletti (UFMG); Ana Paula Reinato Stynen (UFMG); Telma Maria Alves (UFMG); Sílvia Minharro Barbosa (UFT); Monalisa de Sousa Moura Souto (UFMG); Andrey Pereira Lage (UFMG)

Resumo

A brucelose bovina é uma zoonose de distribuição mundial, que acarreta problemas sanitários e prejuízos significativos. A infecção humana ocorre pelo consumo de leite ou derivados não pasteurizados e pelo contato com material de aborto de animais infectados.  Para o sucesso da terapia no homem, o início precoce e a escolha correta do antimicrobiano são fundamentais. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de susceptibilidade de amostras de Brucella abortus isoladas de bovinos a ciprofloxacina, doxiciclina, ofloxacina e rifampicina. Foram avaliados 137 isolados originados dos estados de Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, e Tocantins. A concentração inibitória mínima (MIC) foi determinada por diluição em ágar, pelo teste de cada antimicrobiano em 12 diferentes concentrações, de 0,06 a 128 μg/mL. As placas foram incubadas a 37 ºC, em 5% de CO2 por 48 horas, quando foi realizada a leitura dos resultados. As amostras de Escherichia coli (ATCC25922), de Staphylococcus aureus (ATCC 29213) e placas de Mueller-Hinton sem antibiótico no início e no final da sequência de placas com antibióticos foram utilizadas como controles. Todos os testes foram realizados em duplicata. Dentre as amostras testadas, 100% foram sensíveis a doxiciclina (variação: ≤0,06–2 μg/mL; MIC50: 0,5 μg/mL; MIC90: 0,5 μg/mL) e a ofloxacina (variação: 0,5-1 μg/mL; MIC50: 0,5 μg/mL; MIC90: 0,5 μg/mL). No caso da ciprofloxacina (variação: 0,5-2 μg/mL; MIC50: 0,5 μg/mL; MIC90: 0,5 μg/mL) apenas uma amostra apresentou susceptibilidade intermediária (MIC: 2 μg/mL), representando 0,73% do total das amostras testadas. Para a rifampicina (variação: 0,125-8 μg/mL; MIC50: 1 μg/mL; MIC90: 2 μg/mL), 2 amostras apresentaram resistência (1,46%) (MIC: 4 e 8 μg/mL) e 49 apresentaram perfil intermediário (35,77%) (MIC: 2 μg/mL). Os resultados encontrados demonstraram que os antibióticos doxiciclina e ofloxacina são os mais indicados para o tratamento da brucelose humana no Brasil. Agradecimentos: Fapemig, Capes, CNPq e Fundação de Estudo e Pesquisa em Medicina Veterinária e Zootecnia – FEP-MVZ.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀爀甀挀攀氀氀愀 愀戀漀爀琀甀猀Ⰰ 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 椀渀椀戀椀琀爀椀愀 洀洀椀渀愀Ⰰ 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀