25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1087-1


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

DESCOLORAÇÃO E DETOXIFICAÇÃO DE TRÊS AZO CORANTES POR CANDIDA RUGOSA ISOLADA DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO

Carlos Nascimento (Fiocruz - INCQS); Danielly Magalhães (IOC - Fiocruz); Marilia Nishikawa (Fiocruz - INCQS); Manuela da Silva (Fiocruz - INCQS)

Resumo

A persistência de resíduos perigosos no ambiente é um problema público, científico e de interesse regulatório devido ao potencial tóxico, mutagênico, carcinogênico e à capacidade de bioacumulação destes compostos. O interesse no potencial de poluição de corantes têxteis tem sido primariamente apontado devido a possíveis problemas à saúde e ao ambiente, principalmente os corantes reativos onde o grupo mais usado como cromóforo é do tipo azo. O tratamento biológico é uma alternativa de menor custo e ambientalmente mais aceitável. Para superar estas dificuldades, fungos têm sido investigados por seu potencial de degradar corantes têxteis. O potencial de descoloração e detoxificação de três corantes (Reactive Red 198, Reactive Blue 214 and Reactive Red 141) pela levedura da espécie <i>Candida rugosa<i> isolada de reservatórios de água na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, área de proteção ambiental na caatinga do Estado do Piauí com clima semi-árido, foi avaliado.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀䈀漀搀礀吀攀砀琀㈀ 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀 㘀瀀琀  挀洀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㌀㔀⸀㐀瀀琀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀∀㸀䄀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀 ☀氀琀㬀椀☀最琀㬀䌀⸀ 爀甀最漀猀愀☀氀琀㬀椀☀最琀㬀 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀椀猀椀漀氀最椀挀愀猀Ⰰ 戀椀漀焀甀洀椀挀愀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 洀漀爀昀漀氀最椀挀愀⸀ 䔀猀琀甀搀漀猀 琀愀砀漀渀洀椀挀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 戀椀漀氀漀最椀愀 洀漀氀攀挀甀氀愀爀 攀猀琀漀 猀攀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 攀猀琀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀⸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀

<i>C. rugosa<i> foi cultivada em PDB acrescido de 100 mg L-1 do corante, incubados sob agitação e ao abrigo da luz. A avaliação do nível de descoloração do corante (análise em espectrofotômetro UV/VIS) foi realizada no final de 7 dias de incubação. Os espectros foram lidos entre 200 a 700 nm de absorbância. Testes toxicológicos foram realizados para avaliar o nível de toxicidade depois da descoloração, usando o teste de toxicidade aguda com o microcrustáceo <i>Daphinia pulex<i>. Os testes seguiram o protocolo OECD 202.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀䈀漀搀礀吀攀砀琀㈀ 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀 㘀瀀琀  挀洀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㌀㔀⸀㐀瀀琀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 椀琀愀氀椀挀∀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀☀氀琀㬀椀☀最琀㬀䌀⸀ 爀甀最漀猀愀☀氀琀㬀椀☀最琀㬀 昀漀椀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 琀愀渀琀漀 渀愀 搀攀猀挀漀氀漀爀愀漀 焀甀愀渀琀漀 渀愀 搀攀琀漀砀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 琀爀猀 挀漀爀愀渀琀攀猀 愀瘀愀氀椀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀猀挀漀氀漀爀椀渀搀漀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 挀漀爀愀渀琀攀猀 嘀刀㄀㤀㠀 攀 嘀刀㄀㐀㄀Ⰰ 猀攀洀 愀搀猀漀爀漀 攀 愀瀀攀渀愀猀 䄀刀㈀㄀㐀 渀漀 昀漀椀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀猀挀漀氀漀爀椀搀漀⸀ ☀氀琀㬀椀☀最琀㬀䌀⸀ 爀甀最漀猀愀☀氀琀㬀椀☀最琀㬀 爀攀搀甀稀椀甀 愀 琀漀砀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀漀爀愀渀琀攀猀 ㄀  ─ 搀攀猀挀漀氀漀爀椀搀漀猀 攀 愀瀀攀渀愀猀 漀 挀漀爀愀渀琀攀 䄀刀㈀㄀㐀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 昀漀椀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀猀挀漀氀漀爀椀搀漀Ⰰ 猀漀昀爀攀甀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 琀漀砀椀挀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀稀漀 挀漀爀愀渀琀攀猀Ⰰ 䌀愀渀搀椀搀愀 爀甀最漀猀愀Ⰰ 搀攀猀挀漀氀漀爀愀漀Ⰰ 搀攀琀漀砀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 猀攀洀椀ⴀ爀椀搀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀