25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:962-1


Área: Virologia ( Divisão P )

INTERAÇÃO ENTRE NS5 DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA E OUTROS FLAVIVIRUS COM A PROTEÍNA HUMANA EIF3L

Ana Theresa Silveira de Morais (FAMERP); Maria Carolina Ferrari Sarkis Madrid (FAMERP); Roberta Vieira Morais Bronzoni (FAMERP); Danilo Vilas Boas Duarte (FAMERP); Raphael Gonçalves Nicésio (FAMERP); Mariana Pela Sabbag (FAMERP); Cleslei Zanelli (UNESP-FCF); Sandro Valentini (UNESP-FCF); Maurício Lacerda Nogueira (FAMERP)

Resumo

O vírus da febre amarela (YFV-yellow fever virus) pertence ao gênero Flavivirus e causa importante febre hemorrágica. A proteína não estrutural NS5 do vírus apresenta duas atividades essenciais durante a replicação viral, uma de RNA Polimerase dependente de RNA e outra de metiltransferase. Interações entre NS5 e proteínas celulares têm sido estudadas para entendimento da replicação viral. Recentemente, um screening em sistema duplo-híbrido usando YF NS5 contra biblioteca de cDNA de células Hela foi realizado. A proteína humana eIF3L foi uma das que foram identificadas no screening. O objetivo desse estudo foi caracterizar, mapear e confirmar a interação da proteína NS5 com o fator de tradução eIF3L. Para demonstrar a interação do domínio RNApol com eIF3L através da ativação de genes repórteres, foi realizado ensaio em sistema duplo-híbrido em Sacharomyces cerevisae AH109, a qual foi transformada com os plasmídeos RNApol-pGBKT7 e eIF3L-pACT2. Deleções em NS5 mostraram que a interação ocorre numa região de 79 aminoácidos (Fragmento A) de RNApol, região conservada em outros Flavivirus. Para delimitar o domínio mínimo de interação entre RNApol e eIF3L, o FragA foi subdividido em três segmentos e em ensaios de duplo-híbrido foi mostrado que a interação ocorre no seu terço final. Com isso, mutações foram introduzidas no terço final do FragA para o mapeamento dos resíduos críticos na interação em ensaio de duplo-híbrido, mostrando que a interação é crítica numa região de 5 aminoácidos FWELV. Ensaios de GST-pulldown foram realizados em células Hela para confirmação da interação, eIF3L e FragA foram clonados respectivamente em vetores contendo etiqueta Flag e GST; a interação entre Fragmento A de RNApol e eIF3L foi confirmada por Western blotting. Usando RNA de interferência, suprimimos a expressão do RNA da proteína eIF3L em células LLC-MK2, para avaliação da sua função na replicação de YFV. Assim, pudemos observar que na ausência dessa proteína, há uma dimuição da replicação viral.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䌀漀渀琀攀搀漀搀愀琀愀戀攀氀愀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䄀夀伀唀吀ⴀ䜀刀䤀䐀ⴀ䴀伀䐀䔀㨀 挀栀愀爀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㌀㔀⸀㐀㔀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀甀琀爀漀猀 琀攀猀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀攀猀猀愀 椀渀琀攀爀愀漀 瀀爀漀琀攀渀愀ⴀ瀀爀漀琀攀渀愀 攀猀琀漀 猀攀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 瘀椀猀愀 愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 漀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀瀀氀椀挀愀漀 瘀椀爀愀氀 攀 搀攀猀攀渀栀漀 爀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 搀爀漀最愀猀⸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀椀渀琀攀爀愀漀 瀀爀漀琀攀渀愀ⴀ瀀爀漀琀攀渀愀Ⰰ 昀攀戀爀攀 愀洀愀爀攀氀愀Ⰰ 攀䤀䘀㌀䰀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀