25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:929-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES ASSOCIADOS À BATATA-DOCE(IPOMOEA BATATAS L.) LAM.

Kelly Cristina Lima de Oliveira (UFPE); Bruno Tomio Goto (UFPE); Renata Gomes de Souza (UFPE); Uided Maaze Tiburcio Cavalcante (UFPE)

Resumo

A micorriza arbuscular é a associação simbiótica mais comumente encontrada na natureza e se estabelece entre raízes da maioria das espécies vegetais e fungos do solo do Filo Glomeromycota. Como organismos biotróficos obrigatórios, os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) são nutricionalmente dependentes dos fotossintatos produzidos pela planta e em troca esses proporcionam aumento na absorção de água e nutrientes, podendo contribuir no aumento do vigor das mesmas. Em Banco de Germoplasma estabelecido no Campus Dois Irmãos (Depto. Agronomia/ UFRPE/ Recife-PE) foram selecionadas, aleatoriamente, no mês de agosto de 2008, cinco introduções de batata-doce, sendo elas: Princesa Roxa, Pérola, Jacaré, Rama Curta Fina e Branca da Serra. Na rizosfera de quatro plantas de cada uma delas foram coletadas quatro subamostras/ planta, totalizando 20 amostras que foram acondicionadas em sacos de polietileno e transportadas ao laboratório para processamento. O pH do solo foi determinado em peagâmetro. Os esporos foram extraídos de 100 g de solo pelo método de peneiramento por via úmida e centrifugação (2.500 rpm) em água (3 min) e em sacarose a 50% (1 min). Os esporos recuperados foram separados sob microscópio estereoscópico, montados em lâmina para microscopia com PVLG (álcool polivinílico-lactoglicerol) e PVLG + Reagente de Melzer (1:1 v/v) e identificados por descrições morfológicas de acordo com publicações especializadas. Da rizosfera de plantas de batata-doce, foram recuperados 1.057 glomerosporos, sendo assim distribuídos: Princesa Roxa (100 esporos), Pérola (150 esporos), Jacaré (431 esporos), Rama Curta Fina (90 esporos) e Branca da Serra (286 esporos). Os FMA encontrados perfazem 27 taxa pertencentes a cinco famílias do Filo Glomeromycota. Maior representatividade foi da família Acaulosporaceae com 13 espécies, seguida por Glomeraceae (6), Gigasporaceae (6), Ambisporaceae (1) e Paraglomaceae (1). Glomus tortuosum e Acaulospora tuberculata foram os únicos registrados no presente trabalho que também foram encontrados associados à batata-doce, com elevada diversidade de FMA, no Rio de Janeiro. É possível que a variação de número e de espécie encontrada esteja relacionada ao genótipo das plantas. De um modo geral, os resultados mostram que a rizosfera de plantas de batata-doce cultivadas no referido campus apresenta elevada diversidade de FMA.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㄀ ⸀㄀瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀爀戀甀猀挀甀氀愀爀Ⰰ 䄀猀猀漀挀椀愀漀Ⰰ 䈀愀琀愀琀愀ⴀ搀漀挀攀Ⰰ 䘀甀渀最漀猀Ⰰ 䴀椀挀漀爀爀椀稀愀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀