25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:822-2


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

EFEITO DO PH NA ATIVIDADE DAS ENZIMAS LIGNINOCELULOLÍTICAS PRODUZIDAS POR FUNGOS CAUSADORES DA PODRIDÃO BRANCA

Cláudia Braga Pereira Bento (UFV); Wanessa Altimiras Costa (FUNGITEC); Aparecida de Oliveira Ferraz (FUNGITEC); Akihiko Manabe (FUNGITEC); Maria Catarina Megumi Kasuya (UFV); Hilário Cuquetto Mantovani (UFV)

Resumo

Os fungos da podridão branca são os microrganismos mais eficientes em degradar a lignina, o que os torna de grande importância no processo de ciclagem do carbono, já que a maior parte do carbono reciclado está contido nas fibras vegetais. Eles produzem enzimas ligninolíticas que despolimerizam e mineralizam a lignina em CO2, tornando disponíveis os polímeros de carboidratos celulose e hemicelulose, que então são degradadas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do pH nas atividades das enzimas celulase, xilanase, lacase e manganês peroxidase (MnP) produzidas pelos fungos Pleurotus ostreatus, Lentinula edodes, Pleurotus eryngii, Pycnoporus sanguineus, Trametes sp. e Ganoderma sp. após 90 dias de incubação a temperatura ambiente em torta de pinhão-manso (Jatropha curcas). O extrato enzimático foi obtido a partir de 10 g do substrato em 25 mL de tampão citrato de sódio (50 mM e pH 4,8) e centrifugado a 150 rpm por 30 minutos. O centrifugado após filtração foi utilizado para os ensaios enzimáticos. Os valores de pH dos tampões utilizados na determinação de celulase foram 4,0, 5,0 e 6,0; xilanase e lacase foram 4,2, 5,0 e 6,0 e MnP foram 3,7, 4,5 e 5,5. Os ensaios enzimáticos utilizados para determinação da atividade de celulase, xilanase, lacase e MnP seguiram as metodologias descritas por Mandels et al. (1976), Bailey et al. (1992), Buswell et al. (1995) e Kuwahara et al. (1984), respectivamente. O fungo Ganoderma sp. apresentou a maior atividade de celulase em pH 5,0 sendo de 129 mM de glicose/min/mL de extrato enzimático. No pH 5,0 foram observadas as melhores atividades de celulase e xilanase para a maioria dos fungos testados. Pycnoporus sanguineus mostrou atividade de xilanase superior aos demais gêneros avaliados. Para os fungos do gênero Pleurotus, a maior atividade de lacase foi observada em pH 6,0, entretanto, para o fungo Ganoderma sp. foi obtida no menor valor de pH testado (pH 4,2). O fungo Trametes sp. não apresentou atividades de lacase e MnP nos valores de pH testados. As atividades das enzimas ligninocelulolíticas máximas para cada gênero de fungo da podridão branca são encontradas em diferentes valores de pH e que em vários casos diferem dos valores de pH indicados pelas metodologias usuais.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㌀㔀⸀㐀㔀瀀琀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  椀渀  椀渀 ㄀ 瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ氀愀礀漀甀琀ⴀ最爀椀搀ⴀ愀氀椀最渀㨀 渀漀渀攀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀Ⰰ✀猀攀爀椀昀✀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀∀ 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀 攀 䌀一倀焀⸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 爀攀搀∀㸀 㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀 ㄀㄀⸀ 瀀琀∀ 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀攀渀稀椀洀愀猀 氀椀最渀椀渀漀挀攀氀甀氀漀氀琀椀挀愀猀Ⰰ 昀甀渀最漀猀 搀愀 瀀漀搀爀椀搀漀 戀爀愀渀挀愀Ⰰ 瀀䠀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀