25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:793-3


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE CALOTROPIS PROCERA (AIT.) R. BR.

Tatianne Leite Nascimento (UFPE); Janete Magali de Araújo (UFPE); Elizianne Pereira Costa (UFPE); Stheffânia Batista Genú (UFPE); Cristina Maria de Souza-motta (UFPE)

Resumo

Calotropis procera (Asclepiadaceae) se destaca nas regiões de origem (África, Oriente Médio e Ásia) como planta medicinal, sendo de ocorrência subespontânea no Nordeste do Brasil. Considerando que fungos endofíticos, apresentam-se como fonte original e promissora de produtos bioativos, este trabalho teve como objetivo testar a atividade antibacteriana de fungos endofíticos de folhas e pedúnculos florais de C. procera. Foram avaliados 51 endofíticos (27 de pedúnculos florais e 24 de folhas) contra bactérias: Gram-Negativas, Gram-Positivas e Álcool-Ácido Resistente. O método utilizado foi o Teste de Bloco de Gelose, que consistiu na transferência de discos de gelose com micélio fúngico para a superfície de meios específicos previamente semeados com as bactérias teste. Os halos de inibição foram medidos após 24/48 horas de incubação a 37oC. Dos isolados testados, 17 endofíticos (33,3%) de seis diferentes gêneros (Alternaria, Fusarium, Xylaria, Penicillium,Phoma e Pithomyces) e do grupo Mycelia Sterilia, apresentaram atividade para uma ou mais bactérias testadas. A maioria dos endofíticos inibiu o crescimento de bactérias Gram-positivas, principalmente Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. Extratos de solventes de C. procera também mostraram resultados positivos contra tais bactérias. Os isolados de pedúnculos florais se apresentaram mais ativos, onde 23,53% endofíticos (12) mostraram alguma atividade, entre eles se destacam: isolado 12 – Xylaria sp com halo de inibição maior que 20 mm (Enterococcus faecalis) e 30 mm (Streptococcus pyogenes e Salmonella typhi); isolado 10 – Mycelia Sterilia com largo espectro de ação, atuando contra 6 das 10 bactérias teste, incluindo a Álcool-Ácido Resistente. Dos endofíticos de folhas, pode-se citar o isolado 31 – Penicillium sp, com halo de inibição superior a 20 mm (S. typhi), e o isolado 49 - Mycelia Sterilia com atividade contra a maioria das bactérias testadas, com destaque apenas contra S. typhi, com halo de 40 mm. Espécies endofíticas destes gêneros, incluindo Mycelia Sterilia, de plantas medicinais também apresentaram alguma atividade antimicrobiana em estudos anteriores. Estes resultados sugerem que fungos endofíticos de C. procera possuem potencial farmacêutico, apoiando a necessidade de estudos mais apurados dos isolados que apresentaram melhores resultados.

਀㰀倀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䌀䄀倀䔀匀Ⰰ 䌀一倀焀 ⠀倀爀漀挀⸀ 㔀㔀㈀㐀㄀ ⼀㈀  㔀ⴀ㔀⤀㬀 䘀䤀一䔀倀 ⠀䌀漀渀瘀⸀  ㄀⸀ 㠀⸀ ㌀㤀㈀⸀  ⤀㰀⼀倀㸀

 

਀㰀倀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀猀挀氀攀瀀椀愀搀愀挀攀愀攀Ⰰ 昀甀渀最漀猀 攀渀搀漀昀琀椀挀漀猀Ⰰ 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀渀琀椀戀愀挀琀攀爀椀愀渀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀