25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:762-2


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

SELEÇÃO DE FUNGOS ISOLADOS DO LODO DE ESGOTO PRODUTORES DE PROTEASE

Priscilla Andrade de Moura (NPCIAMB); Mayara Nunes Vitor Anjos (NPCIAMB); Rita de Cássia Freire Soares da Silva (NPCIAMB); Marcela Vieira Leite (NPCIAMB); Aline Alves Barbosa da Silveira (UFRPE); Kaoru Okada (CCBS)

Resumo

Enzimas podem ser obtidas de diversas fontes, porém as de fonte microbiana têm despertado grande interesse em aplicações industriais, pela grande diversidade desses organismos, por apresentarem custos mais baixos de produção e pela maior facilidade de produção em larga escala, através de fermentação. Dentre as enzimas obtidas de fontes microbianas destacam-se as proteases, que catalisam cadeias peptídicas e são comumente utilizadas por indústrias de fármacos, detergentes, curtimento, alimentos, entre outras e podem ser produzidas por fungos filamentosos, o que lhes confere grande importância para a produção industrial, podendo ser isolados de substratos diversos. O lodo de esgoto (resíduo resultante do tratamento de esgotos), é um substrato muito rico em matéria orgânica e nutrientes e de grande diversidade microbiológica, por isso tem sido bastante utilizado no enriquecimento de solos agricultáveis. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo selecionar os fungos filamentosos isolados do lodo de esgoto com potencial para a produção de protease. As dez amostras foram inoculadas em placas de Petri contendo meio sólido específico para a detecção da enzima (Ágar Nutritivo acrescido de gelatina 8%), pH 6,0 e submetidas a incubação à 28 e 35 °C por 72 horas. Após o período de incubação, as placas foram reveladas utilizando-se solução de iodo, onde o aparecimento de halos em torno das colônias fúngicas foi indicativo de atividade proteolítica. As amostras pertencentes aos gêneros Monotospora, Penicillium e Scedosporium apresentaram produção de protease à temperatura de 28 °C, enquanto que à temperatura de 35 °C foi evidenciada produção proteolítica nas amostras pertencentes à Monotospora e Penicillium. A produção de protease por fungos petencentes aos gêneros Penicillium e Scedosporium foi evidenciada por outros autores, porém até o presente momento não foram encontrados trabalhos que relatem a produção de protease por fungos do gênero Monotospora. Os fungos filamentosos isolados do lodo de esgoto possuem potencial para produção de protease. 

਀㰀倀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀琀攀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 攀渀稀椀洀愀猀Ⰰ 洀椀挀漀戀椀漀琀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀