25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:759-1


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

PROPRIEDADES BIOQUÍMICAS DE UMA ALFA AMILASE DE CRYPTOCOCCUS FLAVUS EXPRESSA EM SACCHAROMYCES CEREVISIAE

Muriele Taborda Lottermann (UnB); Alexsandro Sobreira Galdino (UnB); Lidia Maria Pepe de Moraes (UnB); Cirano José Ulhoa (UFG); Fernando Araripe Gonçalves Torres (UnB); Sonia Maria Freitas (UnB)

Resumo

Recentemente, o desenvolvimento de novas cepas de Saccharomyces cerevisiae capazes de expressar amilases tem sido o foco de muitas pesquisas biotecnológicas, tanto na produção industrial dessas enzimas quanto na produção de etanol a partir de biomassa. Saccharomyces cerevisiae é um microrganismo bastante utilizado como hospedeiro para expressão heteróloga por possuir algumas vantagens, como a facilidade de manipulação e o fato de sua genética ser bem conhecida, inclusive tendo o seu genoma completamente seqüenciado. No presente trabalho, uma amilase de Cryptococcus flavus foi expressa em S. cerevisiae. A enzima recombinante (CFAMY) foi purificada até a homogeneidade utilizando-se colunas Q-sepharose e Sephacryl S-200. A análise por SDS-PAGE mostrou que a enzima possui uma massa molecular aparente de 66 kDa e uma única banda com atividade amilolítica no zimograma. A partir de ensaios bioquímicos, constatou-se que a enzima é fortemente inibida pelos íons Cu+2, Hg+2 and Zn+2, que o valor de Km (para amido solúvel) da enzima pura foi de 0,35 mg.ml-1 e que a CFAMY é estável até 50°C por 1h; acima dessa temperatura, a enzima começa a desnaturar. A cromatografia em camada delgada (TLC) revelou que os principais produtos da hidrólise da CFAMY sobre os substratos: amido solúvel, amilopectina, amilose e pululana são oligossacarídeos de diversos tamanhos, o que caracteriza esta enzima como uma amilase de liquefação. Além disso, dados de Dicroísmo circular (CD) indicaram que CFAMY é estável na faixa de pH 4-8 e que a enzima recombinante possui uma estrutura com predominância de folhas beta, sendo, portanto, diferente da sua forma nativa onde a estrutura é uma barril (α/β)8. Esses resultados podem contribuir para o entendimento das diferenças, entre a espécie nativa e a recombinante, de Km’s e conseqüentemente de especificidade por substratos de amido.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  椀渀  椀渀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀㸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀洀椀氀愀猀攀Ⰰ 䌀爀礀瀀琀漀挀漀挀挀甀猀 昀氀愀瘀甀猀Ⰰ 匀愀挀挀栀愀爀漀洀礀挀攀猀 挀攀爀攀瘀椀猀椀愀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀