25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:724-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

QUANTIFICAÇÃO DE BIOINDICADORES EM CARNE MOÍDA BOVINA

Roberta Torres de Melo (LABIO); Isaura Maria Ferreira (FAMEV-UFU); Héberly Fernandes Braga (InBio-UFU); Geraldo Sadoyama (PPIPA); Belchiolina Beatriz Fonseca (PPIPA); Daise Aparecida Rossi (LABIO)

Resumo

As carnes e seus derivados constituem veículo potencial de contaminantes na natureza. Assim, o consumo desse alimento é motivo de constante preocupação devido à associação a doenças. Os bioindicadores são microrganismos utilizados para estimar condições sanitárias e de higiene de um produto alimentar, sendo os mais utilizados os coliformes e Staphylococcus sp. O objetivo desse estudo foi verificar a qualidade microbiológica da carne moída bovina através da contagem de bioindicadores, avaliar o perigo potencial do consumo desse tipo de carne e determinar os principais fatores de risco relacionados ao local de sua comercialização. Foram coletadas amostras de carne moída bovina de cinco diferentes locais de uma grande cidade de Minas Gerais para a quantificação de coliformes totais, Escherichia coli, Staphylococcus coagulase positiva e Staphylococcus sp. Imeditamente após a coleta, o pH e a temperatura de cada amostra foram mensurados. Paralelamente, foi realizado um swab previamente umidecido em 0,1% de água peptonada na porção interna dos moedores. A pesquisa de bioindicadores em todas as amostras foi feita com a utilização do teste rápido Compact dry. As contagens de coliformes totais e E. coli evidenciaram que 57,5% e 45% das amostras encontravam-se entre 103 UFC.g-1 a 105 UFC.g-1, respectivamente. Staphylococcus sp foi determinado em 67,5% das amostras, com contagens variando de 103 UFC.g-1 a 105 UFC.g-1. Os resultados das contagens de mesófilos realizadas nos moedores evidenciaram que 35% dos equipamentos amostrados apresentaram contagens maiores que 107 UFC.g-1. As variações de temperatura e pH encontradas faz sugerir potenciais riscos de contaminação. As elevadas contagens de bioindicadores reforçam a necessidade de melhoria nas práticas higiênicas dos estabelecimentos e seus manipuladores, a fim de reduzir os riscos de contaminação cruzada.

਀㰀倀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀䄀䜀쨀一䌀䤀䄀 䘀䤀一䄀一䌀䤀䄀䐀伀刀䄀㨀 㰀匀吀刀伀一䜀㸀䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀㰀⼀匀吀刀伀一䜀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀戀椀漀椀渀搀椀挀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀愀爀渀攀Ⰰ 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀